Após dois anos de reclamações e espera, tráfego nas ruas Dr. Montaury e Dr. Antunes é reinvertido pela Administração Municipal

Foram muitos meses de espera até a Administração Municipal, através da Secretaria de Gestão Integrada e Mobilidade Urbana (SEGIMU) entender que as mudanças ocorridas no tráfego das ruas Dr. Montaury e Dr. Antunes, por conta da abertura de um Centro Comercial, não agradaram e não trouxeram benefícios aos usuários, pelo contrário, atrapalharam e causaram transtornos.

Em maio de 2023, o Semanário conversou com a motorista de aplicativo e particular Evanilde Bavaresco, com o morador da Rua Dr. Antunes, Valter Neis e com o proprietário de um estacionamento localizado na esquina das ruas Dr. Montaury e Barão do Rio Branco, César Augusto Sartor. Eles foram unânimes em discordar com as mudanças ocorridas. Após a reinversão, a reportagem voltou a conversar com os usuários, que comemoraram o entendimento da Prefeitura e o retorno à condição original.

Para Evanilde, as rotas estão muito melhores e a sinalização também. “Ficou muito mais fácil acessar a Assis Brasil pela Dr. Montaury, como também a Barão do Rio Branco através da Dr. Antunes. Agradeço ao empenho das pessoas que fizeram esse novo planejamento, que nos facilitou muito. Conversei com outros motoristas que concordam que ficou melhor. O fluxo flui, não tem mais tranqueiras, não tem trânsito parado. Muito bom”, avalia.

Neis diz que as mudanças recém ocorreram e já se notou bastante diferença. “Mas, infelizmente, ainda existe um gargalo que a Prefeitura não conseguiu identificar: no semáforo no cruzamento das ruas Saldanha Marinho e Marechal Deodoro, ao converter na Marechal Deodoro, o motorista já se depara com um sinal para pedestres. Logo adiante, em frente à Prefeitura, tem uma faixa para pedestres. Ou seja, duas travessias muito próximas. Isso acaba causando transtornos, principalmente em horários de grande movimentação”, frisa.

Com relação ao retorno do tráfego no sentido bairro-Centro na Dr. Antunes e Centro-bairro na Dr. Montaury, Neis comemora: “Nem devia ter mudado. Foi só para ter retrabalho. Não causou nenhum benefício, nenhuma melhoria, não desafogou o trânsito, pelo contrário, só causou transtornos. Agora o problema vai ser o pessoal se reacostumar. Já vi motorista transpondo os cones e trafegando na contramão da via. Mas daqui a pouco o pessoal se acostuma”, afirma.

Com relação às mudanças, Sartor percebeu que o tráfego nas vias principais flui com mais velocidade. “A inversão de mão na Dr. Antunes e na Dr. Montaury ficaram ótimas. Para os veículos de emergência, que precisam se deslocar em direção à Assis Brasil, Borgo, Licorsul, creio que também tenha ficado muito melhor” ressalta.

Rosângela Dalcin é cadeirante e mora na Rua Dr. Antunes há 22 anos. Para ela também está muito melhor assim. “As mudanças feitas não facilitaram em nada. Muito pelo contrário. Ao lado da saída do prédio onde eu moro tem os contêineres de resíduos. Quando o tráfego estava no sentido bairro-Centro, não conseguíamos ver quem descia pela via quando estávamos saindo da garagem. Era muito perigoso. Sem contar que a outra rampa é muito mais íngreme para subir com o carro”, diz.

Ainda conforme ela, moradores chegaram a ingressar com um pedido na justiça para alterar a mão das vias. “Foram três condomínios que assinaram o pedido para voltar a ser como era antes. Aqui no prédio foi unânime. Ninguém gostou do que haviam feito”, recorda.