As notas do piano da dona Iraida Lahude não soarão mais pelas salas de música de Bento Gonçalves, mas os alunos dedicados ao aprendizado musical não deixarão que os ensinamentos da professora se percam com o tempo. Iraida deixou a cidade, os alunos e a família em luto, mas não sem antes traçar uma história de 40 anos de respeito e sensibilidade.

A filha Magali Lahude lembra como a mãe era atenciosa, amorosa e de como fazia as pessoas se encantarem pela arte. “Ela vivia pela música e pelas pessoas”, conta Magali. Além disso, ela conta que a morte da mãe foi inesperada, já que o diagnóstico de Leucemia Mielóide Fulminante foi dado apenas alguns dias antes do falecimento. “Não tivemos muito tempo. Ela não estava bem, fez os exames e, pouco depois de sabermos do que se tratava, ela nos deixou”, relata.

Dona Iraida é natural de Porto Alegre, mas logo após se casar com Rubens Lahude veio traçar a sua história no município. “Ela trouxe para Bento o Instituto Musical Verdi que já passou dos 40 anos de existência. Nele, ela ensinava as técnicas do instrumento e encantava os iniciantes, os estimulando a nunca parar de tocar”, comenta.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário deste sábado, 30 de agosto.