Homenagear as avós. Esse foi o motivo que reuniu um grupo de senhoras na Praça do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) de Bento Gonçalves, durante a tarde de quarta-feira, 31 de julho.

Na ocasião, foi realizada uma confraternização, com uma mesa farta de doces e salgados, apresentações musicais e de dança de crianças e adolescentes e até o lançamento de um livro com receitas das próprias senhoras que participam das oficinas que o local oferece. “Esse encontro é especial. Sempre que a gente faz algum evento, essas avós vêm com um prato para colaborar, então eu pedi com antecedência para que elas trouxessem uma receita. Com isso, fizemos uma coletânea, uma encadernação que se chama Doces do CEU”, explica Patrícia da Rold, coordenadora da CEU.

Senhora Pasqualina Santi, 85 anos mostra o livro de receitas

O livro, que foi impresso em poucas tiragens, apenas para o grupo, foi entregue na mesma tarde. Luci Pessali, 57 anos, integrante do Grupo da Melhor Idade há um ano, ficou animada com a encadernação e destacou a importância de ter um local com atividades para o público mais velho. “Sempre uma queria a receita da outra, então agora temos um livro só nosso. A produção foi bem legal. Os encontros são bons para o pessoal sair de casa, tem muita gente depressiva, que começa a se acomodar, então é bem interessante. Quem participa uma vez quer vir sempre”, afirma.

Luci Pessali, 57 anos

De acordo com Patrícia, as oficinas são todas gratuitas, algumas oferecidas pela Fundação Casa das Artes e outras por voluntariados. “Tem diversas atividades para elas. Aqui a gente não atende só o bairro Ouro Verde, mas também os bairros Zatt, Aparecida, Loteamento Bertolini, São Roque e até o centro”, destaca a coordenadora.

Presente no evento, o Secretário de Cultura, Evandro Vinicius Manes Soares frisa que o local oferece cidadania para o público. “A praça CEU tem essa condição de estar inserida em um bairro que tem certa vulnerabilidade social, então quanto mais serviços públicos oferecidos para a comunidade, melhor”, acredita.

Para o Secretário, envolver a terceira idade em áreas culturais é fundamental. “É encantador ter todas essas pessoas aqui, fazendo uma atividade lúdica, criando convívio”, finaliza.