O dia vinte de setembro é comemorado como “DIA DO GAÚCHO”. O termo gaúcho é para nomear o homem do campo localizado nas regiões dos Pampas do Uruguai, da Argentina e do Estado do Rio Grande do Sul. Este último adotou o termo como nobre, ou seja, os habitantes que nascem neste Estado brasileiro são denominados gaúchos. Num primeiro momento (século XVIII), a expressão “gaúcha” era compreendida como sinônimo de vagabundo, ladrão de gado, e com este tom pejorativo, era utilizado para designar mestiços, portugueses e espanhóis que capturavam o gado fugitivo dos primeiros povoamentos espanhóis. Com hábitos nômades, livres, sem lei e padrão, o gaúcho foi construindo a sua identidade. Com a colonização dos portugueses ocorreu à implantação de inúmeras fazendas destinadas a criação de gado. O gaúcho começou a trabalhar nestas propriedades, perdendo suas características de vida andante, tornando-se especialista no cuidado com a criação bovina, contribuindo na limitação das fronteiras territoriais nas regiões platinas. As inúmeras habilidades do gaúcho na vida campeira e principalmente a sua participação na REVOLUÇÃO FARROUPILHA proporcionou a eliminação do tom pejorativo e, deste modo, os gaúchos passaram a ser vistos como homens valentes, destemidos, dignos e patriotas. E a partir deste momento são reverenciados.

A Revolução Farroupilha marcou a História do Brasil e do Rio Grande do Sul, Foi a maior guerra civil que o país já sofreu. Em 1835, os fazendeiros da Província de São Pedro do Rio Grande do Sul estavam insatisfeitos com a política aplicada pelo Governo Imperial. A centralização do Poder na Corte, o abandono das Províncias, a falta de estradas, o aumento abusivo de impostos sobre o charque e o couro foram alguns dos motivos que levaram à explosão da revolta. No dia vinte de setembro de 1835 ocorreu o primeiro combate entre os Farroupilhas e as forças Imperiais, dando início à Revolução Farroupilha. Foram dez anos de intensos combates. Durante este período houve a Proclamação da Independência da Província, dando origem a Republica Rio-Grandense.

Com espírito guerreiro prosseguiram com suas ideias, lutando até o último momento, Consequentemente o exemplo de coragem e patriotismo dos gaúchos ficou marcado na História.

Os gaúchos têm profunda admiração pela sua História. O acervo cultural gaúcho é extremamente rico, seja na música, na dança, no folclore, na culinária, na literatura e em tantos outros campos.

“Por fim, salientamos que as comemorações do vinte de setembro é, acima de tudo, as iniciativas da cultura gauchesca, ultrapassam as fronteiras do Rio Grande do Sul. Nos quatro cantos do Brasil e até no exterior, onde há um Gaúcho, ali existe um compromisso com tudo aquilo que rege as tradições gaúchas. Que este espírito de patriotismo, de preservação cultural, de unidade e solidariedade possa sempre estar vivas no povo gaúcho”.