* Seguidamente reflito sobre os motivos que levam um homem a pleitear o cargo de governador ou prefeito. O que faz com que um político deseje ser presidente? A resposta pode vir sob muitas formas e certamente muitos políticos reponderam e responderão a questão sempre que estiverem em campanha eleitoral.

* O presidente americano Barack Obama já é, oficialmente, um dos presidentes com atuação mais destacada na história. O critério é o de ter sido decisivo parar mudar a vida dos cidadãos americanos. Ele foi corajoso e decisivo por implementar uma nova legislação em termos de saúde pública – no caso dos planos de saúde ao alcance de todos; no reconhecimento a direitos aos homossexuais e na luta contra o preconceito racial.

* Cito o caso de Obama para dizer que nenhum político poderia se candidatar apenas para satisfazer seu ego e garantir que os companheiros de partido estejam empregados nos próximos quatro anos. Infelizmente ainda tem gente que pensa assim, mas estes dificilmente são os que ganham a indicação para concorrer. Quem põe seu nome e foto na urna; quem vai a campo pedir para ser eleito, este normalmente tem no seu íntimo um desejo a mais do que o poder da caneta em mãos. Ele deve sonhar em poder mudar a vida das pessoas que comandará e assim inscrever seu nome definitivamente na história como tendo deixado um bom legado. Aliás o ex-prefeito Darcy Pozza tinha esta fixação em só aparecerem coisas positivas a seu respeito na mídia. Ele sabe que o que sai em jornal fica gravado para a posteridade.

* Quatro anos ou oito passam depressa. A posteridade, pois é, ela é eterna. É preciso fazer e fazer com responsabilidade. Fazer bem feito e de forma que as pessoas sejam afetadas positivamente pelas ações dos governantes. Neste dia 4 de julho teremos uma inauguração importante no município, a da UPA 24 horas e nos últimos dias se falou em atrasos, em goteiras e gesso caído, em tubulações que faltaram. Com todo o respeito, os gastos a mais devem ser cobrados de quem os motivou. Se obra atrasou em mais de um ano, se havia reparos a serem feitos, isto na vida da cidade será um pormenor que não caberá em rodapé algum.

* Na foto de inauguração teremos um prefeito Pasin sorridente, assim como na foto da pedra fundamental tivemos um prefeito Lunelli orgulhoso. Cada um terá seu lugar na história. O importante agora é permitir que esta obra transforme para melhor a vida das pessoas. Com atendimento humanizado e de boa resolução. De preferência sem longas esperas nos corredores.

* A propósito, o ex-prefeito está convidado para o ato inaugural? Se convidado irá? Lembro que quando Lunelli inaugurou a Casa das Artes ele reservou lugar de honra para Aido Bertuol, que concebeu a obra. Bertuol estava lá.

* Os improvisos da presidente Dilma são de chorar. Muito piores do que os de Lula. Consegue deixar furo até ao falar para índios: homenagear a mandioca? Saudar a “mulher sapiens”… desdenhar delator, bem isto até é compreensível. Mas esperamos da presidente menos improviso, mais ação. É o que o momento exige.