Como toda a sua tribo, ela já tem uma identidade registrada em cartório linguístico, mas, para fins ilustrativos, vamos chamá-la de Wiki.

Wiki é uma personagem reticente, controversa, misteriosa, sarcástica, tímida, maliciosa, obcecada em criar “climas” que acabam botando a pulga atrás da orelha dos outros.  

A comunidade de Wiki reside no mundo ortográfico e tem como função conferir ritmo, entonação e pausa, garantindo a boa compreensão do texto. Menos essa criatura idiossincrática que assume múltiplas personalidades de acordo com o contexto, deixando sempre um rastro de dúvida…  

Wiki e seus companheiros de jornada foram concebidos na Europa, entre os séculos XIV e XVII, com o surgimento da impressão tipográfica.  Mas o tatatatatataravô dela – ancestral que já carregava no DNA um terço de sua herança genética – andava pelas narrativas poéticas do antigo Egito, procurando manter a ordem dos hieróglifos. De lá para cá, mutações fizeram de Wiki o que ela é hoje, uma eterna criadora de ambiguidades admitida no repertório literário e expulsa das linhas jurídicas e científicas.

Tenho a certeza de que você está se perguntando quem é essa tal de Wiki, que fica infernizando a vida dos que apreciam objetividade e franqueza. E antes que deixe de ler o restante e me mande catar coquinhos, vou abrir o jogo… devagarinho.

Apesar de singular, ela é plural, assim como a vida e, do mesmo jeito, ela pode nos embaraçar ou nos salvar de situações limítrofes ou complexas. Se não sei o que falar, uso a Wiki. Se não quero dizer abertamente, aplico a Wiki. Se receio ofender, chamo a Wiki. Se estou cansada de repetir, mando tudo pra Wiki. Se quero provocar confusão, a Wiki me representa. Ou se simplesmente pretendo acomodar contrários sem me comprometer, a Wiki está no páreo.  Como ela é polivalente, também funciona como bombeira, apagando o fogo que se acendeu aqui e ali, pela explosão de ideias divergentes. Se bem que, no fundo, ela deixa margem para novos focos de incêndio…

Wiki é também escorregadia quando se trata de “dizer a verdade, somente a verdade, nada além da verdade em nome de Deus”. E não é por ser ateia ou agnóstica. É próprio dela, de sua constituição física, espiritual e (a)moral. Ela é assim e ponto final.

Ah, o “ponto”. Finalmente!  É dessa linhagem que Wiki descende. Ela é tatatatataraneta do sinal que encerra todas as conversas, mas como sofreu acréscimos, recebeu o nome de “reticências”…