A águia é a ave que possui a maior longevidade da espécie. Ela chega a viver 70 anos. Porém para chegar a essa idade, aos 40 anos, ela precisa tomar uma série e difícil decisão.

Aos 40 anos, suas unhas estão compridas e flexíveis e já não consegue mais agarrar as presas, das quais se alimenta. O bico, alongado pontiagudo, se curva. Apontando contra o peito, estão as asas envelhecidas e pesadas, em função da grossura das penas, e, voar, aos 40 anos, já é bem difícil!

Nessa situação a águia só tem duas alternativas:

Deixar-se morrer… Ou enfrentar um doloroso processo de renovação que irão durar 150 dias.

Esse processo consiste em voar para o alto de uma montanha e lá recolher-se em um ninho que esteja próximo a um paredão. Um lugar de onde, para retornar, ela necessita dar um voo firme e pleno.

Ao encontrar esse lugar, a águia começa a bater o bico contra a parede do paredão até conseguir arrancá-lo, enfrentando corajosamente a dor que essa atitude acarreta.

Espera nascer um novo bico, com o qual irá arrancar as suas velhas unhas.

Com as novas unhas ela passa a arrancar as velhas penas.

E… Só apenas cinco meses, “renascida” sai para o famoso voo de renovação, para viver, então, por mais 30 anos.

… Muitas vezes, em nossas vidas, temos que nos resguardar, por algum tempo, e começar um processo de renovação.

Devemos nos desprender das (más) lembranças, (maus) costumes, e, outras situações que nos causam dissabores, para que continuemos a voar… Um voo de Vitória.

E O QUE O ANO DE 2020 DEIXOU NO MUNDO EXEMPLOS DE REFLEXÕES.

QUE NESTE INÍCIO DE 2021 POSSAMOS INICIAR UM NOVO VOO PARA UMA VIDA RENOVADA.

“Nunca podemos nos sentir pessoas desanimadas e derrotadas. Ao contrário, precisamos sempre renovar as razões de nossa ESPERANÇA. Hoje, são muitos os motivos para a desesperança. Se não nos agarrarmos a alguma esperança podemos correr o risco do desespero.

REJUVENECER como a águia significa ter CORAGEM E PERSEVERANÇA PARA RECOMEÇAR E ESTAR SEMPRE ATENTO A ESCUTAR, APRENDER E REVISAR.

Sempre podemos aprender a revisar nossas ideias, nossas condutas e nossa maneira de ser”.

Autor desconhecido.