Demorou, mas parece que em 2014 teremos as primeiras ações para melhorar o trânsito nas ruas de Bento Gonçalves, principalmente na área central. Além do corredor de ônibus, que já vem tendo sua implantação discutida, agora podemos ver, muito em breve, o fim da circulação de caminhões no Centro.
A posição do poder público, quando busca proibir veículos pesados nas principais vias centrais, é, de certa forma acertada e coerente, visando melhorar o fluxo do trânsito, principalmente nos horários de pico. O estudo para que estas mudanças aconteçam foi feito de forma minusciosa e detalhada. Espera-se que com esta atitude, a farra dos caminhões na área central seja controlada.
Hoje, quem sai no centro, vê cada dia mais veículos pesados circulando em ruas estreitas, como a Saldanha Marinho e Júlio de Castilhos. Além do congestionamento no trânsito, estes caminhões provocam a deterioração mais rápida do asfalto.
Por outro lado, é preciso uma legislação equilibrada e que dê alternativas para, por exemplo, a descarga de mercadorias nas lojas do comércio. Nem todos irão gostar desta medida, mas ela se fazia necessária há vários anos, devido ao caos que virou o trânsito em Bento Gonçalves. Como diziam os mais antigos: “o remédio é amargo, mas faz muito bem”.
Caso as duas propostas, corredor de ônibus + proibição de caminhões na área central, realmente saiam do papel, teremos uma nova maneira de enxergar o trânsito em nossas ruas. Menos congestionamento, mais agilidade para cruzar pelo Centro e, principalmente, menos tempo perdido.
Vamos torcer para que o bom senso prevaleça e o caminho que está sendo traçado não venha a ser interrompido logo mais adiante. Precisamos de coerência e sobriedade neste momento de trânsição. De certo, apenas voltar atrás seria um erro tremendo.