Começo hoje com uma pergunta: será que estamos vivendo um novo colonialismo?

colonialismo é uma forma de imposição de autoridade de uma cultura sobre outra. Ele pode acontecer de forma forçada, com a utilização de poderio militar ou por outros meios como a linguagem e a arte. A dominação portuguesa no Brasil é um bom exemplo de colonialismo, assim como a colonização da África, destruição da cultura dos povos andinos e a influência da cultura americana em países subdesenvolvidos ( Infoescola). É uma prática na qual um território (ou um país) exerce domínio político, cultural ou religioso sobre um determinado povo. O controle é exercido por meio de uma potência ou força política militar externa que deseja explorar, manter ou expandir seu território.

Amplio esse entendimento acrescentando que o colonialismo não mais quer explorar, manter ou expandir TERRITÓRIOS na forma geográfica. O colonialismo atual é dominar os outros pela mente, pelos recursos econômicos e pela hegemonia tecnológica ou cultural. É mais amplo que o ANTIGO COLONIALISMO e também mais sutil. Ataca pelas beiradas, mas atinge o pensamento crítico das pessoas com ideias e valores que são colocados normalmente pelos países dominadores aos países dominados.

Nosso país viveu primeiramente o colonialismo português a partir do descobrimento, que durou 300 anos, passou pelo europeu até chegar no colonialismo americano, esse já não mais geográfico ou territorial, mas com o pensamento voltado mais no campo das ideias( capitalismo, liberalismo, mercado, liberdade, democracia, etc).

Será que viveremos o colonialismo Chinês? Ou será que já estamos vivendo?

Não seria grita generalizada de muitos países europeus a favor da sustentabilidade ambiental agora contra países em desenvolvimento, notadamente o Brasil (Amazônia e tal) uma nova forma de colonialismo? Seria forçar a barra afirmar que os países mais ricos já exploraram muito de suas reservas ambientais e agora querem “salvar o mundo” com discursos vazios de que os países em desenvolvimento não podem usar seus recursos para “salvar o mundo”? Ou seria forçar a barra?

Será que muitos países ditos desenvolvidos começaram a “gritar” contra o Brasil nos últimos anos por ideologias? Ou será que tem algo mais amplo que ninguém fala?

Será que produzir alimentos para 20% da população mundial como o Brasil faz hoje está sendo difícil de engolir com algum interesse econômico de algum país mais influente?

Estaria a China buscando uma hegemonia econômica outrora americana e européia?

Seriam as guerras de armas atualmente menos poderosas que as guerras ideológicas?

Qual o poder dos meios de comunicação nesses novos contextos mundiais?

Por que muitos brasileiros falam mal do Brasil lá fora? Será que só existem coisas ruins nesse país? Tenho certeza que existem muitas coisas boas. Por que essas não aparecem nunca na maioria dos grandes noticiários?

Será que já existe um novo colonialismo, o construído via colonialismo VERDE?

Quero finalizar concluindo que SIM, estamos numa nova guerra, infelizmente, num novo colonialismo, mas agora estamos frente a desafios mais poderosos, mais no campo das ideias do que antes era o campo bélico.

As armas de guerra já não são mais as mesmas.

Abra os olhos e a mente e busque sempre construir um país melhor a você e para todos.

Defenda seu país. Não o destrua.

Pense nisso e sucesso.