Jane Krüger

Vivemos em um mundo de tremenda instabilidade. Não temos mais certeza de nada, parece que tudo pode ruir a qualquer momento e as pessoas refletem esta imprevisibilidade promovendo – talvez até de maneira inconsciente – a incerteza, inconstância, fragilidade e insegurança nas suas relações e decisões.

Sim, vivemos num mundo VUCA¹. Esta palavra é formada pelo Acrônimo Vuca, que em inglês quer dizer: Volatility, Uncertainty, Complexity and Ambiguity que podemos traduzir por Volatilidade, Incerteza, Complexidade e Ambiguidade. O U.S. Army War College criou esta Teoria na década de 90, no contexto pós Guerra Fria. A volatilidade fala das mudanças que ocorrem de maneira tão rápida que mal podemos prever como será o amanhã em certos contextos da vida. O que nos conduz à Incerteza, vivemos num mundo imprevisível. Assim deparamo-nos com uma alta complexidade de problemas o que nos leva por fim à ambiguidade, devido à falta de concretude e clareza.

Quem sabe, vamos até mais fundo, podemos pensar na hipótese do mundo VUCA ser decorrente do caráter do homem nos dias de hoje?

Um caráter íntegro e forte está cada vez mais raro de ser encontrado e isso gera um enorme impacto em nossa sociedade o que reflete na precariedade e fragilidade atual.

Não adianta fugir, a forma como você age, gera sim, um impacto no mundo, porque a nossa maneira de se comportar, falar e agir nas mais diferentes ocasiões influencia os que nos cercam, gerando segurança ou instabilidade, oriundos de amor ou irresponsabilidade.

O mundo foi criado em plenitude e integridade pelo Eterno e nós mantemos esse mundo ou o destruímos de acordo com as nossas ações.

Cada um de nós é responsável por isso.

Precisamos nos inspirar mutuamente para buscarmos níveis mais elevados de integridade. Isso demanda esforço e renúncia. Não são características fáceis de serem colocadas em prática, contudo, estão no currículo de pessoas excelentes.

Escolhas íntegras tem um valor eterno e afetam o mundo inteiro. Sendo assim, temos que ensinar aos nossos filhos, às crianças nas escolas os princípios e valores que devem fundamentar o seu caráter.

Uma criança tem que ser educada. Ela não pode escolher sozinha estes princípios. É o mesmo que deixá-la decidir se deve ou não ir ao médico, se quer fazer as vacinas ou se tem desejo de ir à escola. Ela não pode decidir essas coisas, ela simplesmente tem que fazer, pois não tem capacidade para tomar as decisões certas ainda. Da mesma forma, o nosso caráter. Ele é formado principalmente na primeira infância, por isso, da gigantesca importância dos pais ensinarem aos seus filhos o que é certo e o que é errado, perpetuarem os princípios e valores que lhe são caros e incutir em seus filhos a preciosa visão do respeito à vida e ao próximo.

Sabe, precisamos de famílias fortes. Contudo, elas não se tornam fortes com homens sem caráter!

Pessoas de caráter tem fundamento e dão fundamento à toda sociedade, pessoas comprometidas com a vida estabilizam, constroem e é disso que o mundo e que as nossas crianças precisam.

Diante dessa proposição, segue a seguinte reflexão:

  1. Você está feliz com a pessoa com que você se tornou?
  2. Você está satisfeito consigo mesmo?
  3. Quem você tem sido e qual o impacto que você tem deixado aqui na terra?
  4. O que você tem feito com a tua vida que é tão preciosa?

¹ It’s become a trendy managerial acronym: VUCA, short for volatility, uncertainty, complexity, and ambiguity, and a catchall for “Hey, it’s crazy out there!” It’s also misleading: VUCA conflates four distinct types of challenges that demand four distinct types of responses. That makes it difficult to know how to approach a challenging situation and easy to use VUCA as a crutch, a way to throw off the hard work of strategy and planning—after all, you can’t prepare for a VUCA world, right? Artigo Crisis Management | HARVARD BUSINESS REVIEW. What VUCA Really Means for You. Disponível em < https://hbr.org/2014/01/what-vuca-really-means-for-you. Acesso em 15 de dezembro 2019.