Exposição “Daniela através do espelho” retrata o universo feminino e materializa as vivências da artista plástica Daniela Antunes

Uma exposição recheada de sentimentos. Um momento de reflexão, que aborda sobre o universo feminino. Assim é a exposição “Daniela através do espelho”, da artista plástica Daniela Antunes. Ela traz referências do cenário musical mexicano, especialmente as vozes de Chavela Vargas e Lila Downs, na qual destaca força e intensidade, traduzida por meio de histórias de amor e dor, tecidas com poesia, cadência e dramaticidade, onde o barroco e a arte popular se reinventam.

Com uma carreira consolidada há 15 anos, a artista diz ter ficado muito feliz com o convite de expor em Bento Gonçalves e de poder mostrar sua história para a comunidade. “A exposição nada mais é que a minha transição como escultora, pois sempre trabalhei comercialmente, e hoje me dedico ao processo de escultura mais conceitual. ‘Daniela Através do Espelho’, retrata a inocência mergulhando em si mesmo”, explica, afirmando que é um orgulho ver sua trajetória reconhecida, e que as mulheres podem ser o que desejarem, assumindo suas personalidades em todas as áreas de atuação.

O curador da mostra, Luis Mario Cladera, explica sobre a mostra. “Suas indagações materializadas em representações do feminino, recorrentes no seu trabalho, a engajam na recente história da arte, de artistas mulheres. Sempre relegadas ou ignoradas pelo meio artístico de uma sociedade dominada pelo homem, as artistas mulheres conquistaram seu espaço a custo de muitas lutas, vitórias e derrotas muitas vezes duras e sofridas (os exemplos sobram). Nesse processo, a abordagem da figura feminina, surge não como mera representação, mas como construção de imagens a explicar, refletir e ser. Tradução do passado, presente e futuro papel a protagonizar”, aborda.

O material utilizado para confecção é a argila modelada e, transmutada pelo fogo, transformada em cerâmica colorida matericamente pelos óxidos de metais. A mostra pode ser conferida até o dia 16 de março, na Casa das Artes, das 8h às 11h45min e das 13h30min às 17h45min.

Sobre a artista

Daniela Antunes é natural de Caxias do Sul onde dedica a maior parte de seu tempo em moldar formas humanas. Foi orientada pela artista plástica Heloisa Calcagnotto até o ano de 2006 e posteriormente por Israel Kislansky e Mario Cladera. Seu trabalho é marcado pelas fortes pernas e pés singelos que destacam a singularidade da mulher.

Criou as Carolinas e a linha Trupe, esculturas modeladas uma á uma em argila branca e queimadas em alta temperatura. A figura feminina prevalece com o corpo de linhas suaves, mas rico em detalhes de seus babados e rendas. Cada escultura que compõe a série passa por um processo lúdico, onde aparecem brincando, conversando entre si ou arrumando seus vestidos.