O Brasil está vivendo vésperas do maior evento esportivo do mundo: os JOGOS OLÍMPICOS. Existentes desde a antiga Grécia, passou por centenas, milhares de anos levando consigo a magia dos múltiplos esportes, a crescente necessidade da superação humana. Guerras foram suspensas para a sua realização, marcando esse fenômeno da humanidade. Jamais os milenares Jogos foram realizados na América do Sul. E isso não é pouca coisa. O Brasil foi escolhido, há sete anos, para realizar a Olímpiada, tendo como palco uma das mais – senão a mais – belas cidades do mundo, orgulho dos brasileiros, o Rio de Janeiro que, claro, continua lindo, apesar de tudo o que fazem contra.

Privilégio de poucos
Até os bem-te-vis da Praça Vico Barbieri sabem que é impossível agradar a todos, seja lá o que for feito ou realizado em qualquer país. Todavia, realizar uma Olimpíada é um evento ambicionado por todos os países do mundo, mas sonho concretizado por menos de duas dezenas. Os países sul-americanos sequer sonhavam com tamanha honraria. Mas, mesmo com um evento desta magnitude, que tem o protagonismo da esmagadora maioria dos esportes praticados pelos humanos, ainda existem aqueles que fazem de tudo para avacalhar, achincalhar, depreciar a Olímpiada, esse fenômeno que consegue colocar em nosso solo pátrio mais de 200 países, representados pelos seus melhores atletas, além dos turistas que amam o esporte olímpico. Esquecem ou fingem esquecer que realizar uma Olimpíada é um privilégio.

A caranguejada imperará?
Reza a lenda que os caranguejos não conseguem sair do balde em que são aprisionados porque uns arrastam os outros para baixo, no inútil esforço para, individualmente, tentarem sair dele. Os “caranguejos” brasileiros imperarão? O Rio de Janeiro trabalhou durante sete anos para poder apresentar-se com dignidade. Erros? Lapsos? Falhas? Claro que existem! Em todos os países isso tudo existiu. Mas, aqui, a caranguejada potencializa tudo. Sentem prazer com o “complexo de vira-latas” (tão bem definido por Nelson Rodrigues, referindo-se ao sentimento dos brasileiros depois da Copa de 1950) do qual estão tomados, não medindo palavras e atos para tentar diminuir aqueles que tanto trabalharam para podermos usufruir dessa honraria. Sequer respeito pelo Brasil a caranguejada têm, tentando levar a bom termo a depreciação que ambicionam. É a caranguejada eufórica, se puxando…. Tomara que não levem consigo brasileiros que se orgulham desta Pátria. Ser contrário à realização da Olimpíada não dá direito a achincalhar com o Brasil. Essa é a minha opinião.

Roubalheira?
Há poucos dias “descobriram” que havia caixa dois nas campanhas políticas. Agora “descobriram” que funcionários públicos e empresários desviam recursos em obras públicas, destacando a Copa de 2014 e a Olimpíada de 2016. Falam em verbas para saúde, educação, segurança pública, infraestrutura. Santo Deus! Desde que Cabral aqui aportou que existe roubalheira em obras, até mesmo privadas, do Oiapoque ao Chuí. Claro que existem aqueles que, por ingenuidade, falta de cultura e conhecimento ou, mesmo, fingimento, dizem que “nos governos militares não havia roubalheiras”. Ora, ora… O momento agora é de desfrutar a magnitude da Olimpíada, tentar mostrar ao mundo – são mais de 200 países em solo brasileiro -, através dos mais de 25 mil profissionais de imprensa, o muito que o Brasil tem de bom, de ótimo. Não é só roubalheira e ladrões, não. Temos muita gente boa, a maioria, honesta, ética, que ama este País. Que comece a Olimpíada. Tenho a certeza de que será muito bem realizada.