A FESTA NACIONAL DO VINHO FOI UM MARCO HISTÓRICO DO MUNICÍPIO DE BENTO GONÇALVES E PATRIMÔNIO CULTURAL DA NOSSA COMUNIDADE.

                Para compreender melhor o que significou a Festa Nacional do Vinho para todos nós, é preciso voltar um pouco no tempo. Os anos 60 foram marcantes na História da nossa civilização e da nossa comunidade.

                Naquela época Bento Gonçalves era uma cidade muito pequena. Não tinha sequer um acesso asfaltado. Ir a Porto Alegre representava horas de poeira ou barro. Na verdade, Bento Gonçalves era um lugar promissor, onde tudo se procurou fazer, para se entender entre si.

                Com toda esta situação, no entanto, Bento Gonçalves realizou sua primeira e espetacular Festa Nacional do Vinho. Pela primeira vez, um Presidente da República, o Marechal Humberto de Alencar Castelo Branco, veio para a abertura do evento.

                A Fenavinho foi a primeira manifestação plena de união e força comunitária deste município, dividindo sua História entre o Antes e Depois da Festa Nacional do Vinho. Conferiu a todos nós uma IDENTIDADE. “Capital Brasileira do Vinho”. Nos deu prestígio, nos deu projeção, nos mostrou para o Brasil, ao mundo e sobretudo para nós mesmos.

                A Fenavinho foi e é a expressão mais plena do esforço de todos, sem reservas. Empresários, trabalhadores abnegados, exército, padres, capelas, mulheres, homens, crianças, todos, enfim, deixaram de lado suas diferenças, para trabalhar incansavelmente na preparação desta festa. Por isso ela hoje, não pertence a ninguém de forma especial: É UM PATRIMÔNIO CULTURAL DA NOSSA COMUNIDADE – O MUNICÍPIO DE BENTO GONÇALVES.

                ASSIM SURGIU A FESTA NACIONAL DO VINHO

                A primeira tentativa de realizar uma promoção local foi organizada na Paróquia Cristo Rei, pelo Reverendo Padre Arnaldo Gasparotto, coadjutor, que desejando unir o povo e despertar a comunidade para a valorização do seu TRABALHO, promoveu a Primeira Exposição de Uvas no Salão Paroquial da Paróquia Cristo Rei.

                No dia 23 de março de 1965 a Associação dos Ex-Alunos Maristas do Colégio Aparecida reuniu-se para elaborar a programação do ano jubilar. Dentre as atividades, a comemoração do décimo aniversário do ESCRITÓRIO MODELO PROFESSOR FELIX FACCENDA E A EXPOSIÇÃO INDUSTRIAL DE BENTO GONÇALVES. Na Diretoria: Presidente, Nilo Carraro; Vices, Moysés Luiz Michelon e Domingos De Paris; Secretário, Basílio Michelon, Mauro Poletto e Hilário de Souza Marques. Assessor, Irmão Avelino Madalozzo.

                O Engenheiro Agrônomo e professor do Colégio Loreno Augusto Gracia sugeriu, como atrativo dos festejos, a realização de um Festival do Vinho.

                A situação das indústrias de vinho era angustiante pela falta de comercialização do produto. E, para tentar fazer algo pela indústria Vinícola, surgiu o empreendimento que vira a Transformar toda a nossa região.