Certo dia, em viagem aos Estados Unidos, estava na cidade de Nova York visitando um cliente onde exportávamos móveis de algumas empresas brasileiras. Era inverno lá e o local era o Brooklyn ( a cidade de Nova York é dividida em 5 grandes distritos: Manhattan, Brooklyn, The Bronx, Queens e State Island). Fui de táxi de Manhattan, onde ficava o hotel em que estava, até o depósito e escritório central do cliente. A empresa tinha nome sugestivo: Merit.

Cheguei e, depois de umas duas horas, terminei a reunião com o gerente geral da empresa.
Pedi ao gerente se ele poderia chamar um táxi para me levar de volta ao hotel, distante dali aproximadamente uma hora contando com o tráfego complicado da cidade de Nova York. Ele prontamente atendeu e chamou um amigo dele prestador de serviços de táxi. Agradeci ao gerente e iniciamos a volta ao hotel.

O motorista do táxi e dono do mesmo ( Fred ) falava inglês e espanhol, aparentava ter uns 50 anos, no máximo. Como em muitas corridas de táxi, pedi a ele como estavam as coisas por lá. Ele disse que estavam razoáveis mas que ele queria pegar sua família e ir morar em outro estado. Pedi a ele quanto tempo morava em Nova York e me disse que eram mais de 20 anos.

Perguntei-me o que faria uma pessoa que me parecia com vida estável, tinha um bom carro, família e filhos na escola, possivelmente classe média lá ( que é muito melhor do que a média aqui ), estava morando há 20 anos em Nova York ( capital financeira do mundo ), saúde e educação gratuitas, excelentes níveis de segurança, estradas muito boas, teatros, cinemas, infraestrutura invejável, casa própria e emprego estável querer mudar de estado. Fred falava veementemente que não aguentava mais e que iria pegar a família e trocar de estado para morar em Nova Jersey ( perto dali ).

Mas ele falava com uma veemência poucas vezes vista por mim nas muitas viagens de negócio que fiz aos Estados Unidos. O Fred não aguentava mais.

Como já tinha feito uma certa amizade com o Fred, perguntei: mas o que é tão grave assim que está fazendo você juntar a família e se mudar para outro estado?

Fred me respondeu rapidamente: “não aguento mais pagar tanto imposto”.

Perguntei: mas quanto você paga de imposto para fazer tanta mudança e “brigar” tanto com o governo? Fred respondeu: “7%. Em Nova Jersey é 6%. Vou me mudar com a família porque 7% é muito imposto”.

Eu disse: “my God ( meu Deus). No meu país, Brasil, nós pagamos quase 40% de impostos e ainda pagamos muito para a educação, saúde, não temos segurança, não temos estradas, não temos quase nada em comparação com o nível de vida americano, além da corrupção”. E quase tive que jurar que isto era verdade pois ele me disse que não acreditava que poderia existir algum lugar que cobrasse tanto imposto (existem outros impostos lá).

Cheguei no hotel, agradeci mas Fred me disse que continuaria com seu desejo de trocar de estado por causa de 1% de imposto que ele pagava ao governo.

Fred pagava 7% e queria fazer uma revolução na vida dele e da sua família porque o governo cobrava muito imposto e queria reduzir para 6%. Ele não aguentava mais pagar tanto imposto.

Nós pagamos 40% e que revolução estamos fazendo?

Nossos governos são famintos. Desculpe, mas talvez este país realmente não seja sério.

Força que seu futuro depende só de você.