O “Espaço Coletivo das Artes” abre as portas para o público com o objetivo de se tornar um local de fomento à produção cultural de Garibaldi e região em suas diferentes modalidades

Ecoa. Mais que a sigla para “Espaço Coletivo das Artes”, a palavra carrega em si o conceito por trás do da sala cultural que inicia suas atividades hoje, 9 de março, na Rua Buarque de Macedo, no centro histórico de Garibaldi. O local pretende acolher os artistas da cidade e da região, promovendo a cultura em suas diferentes frentes e para todos os públicos, com teatro, dança, música, fotografia, pintura, artesanato, cinema, entre outros.  Inaugurada oficialmente na última quinta-feira, 7 de março, em evento fechado para amigos e colaboradores, a Ecoa será a sede da Cia Teatral Acto e também um espaço aberto às parcerias com outros grupos, artistas e entidades. Além de uma programação de shows e exposições, o local já conta com matrículas abertas para oficinas artísticas de diferentes tipos.

A sala, que será administrada pela atriz Manuela Guerra e pelo fotógrafo Hugo Araújo, surgiu da própria percepção do casal de artistas acerca da falta de espaços para expor suas obras. “Trabalho com cultura dando aula de teatro em duas companhias, além de cuidar da preparação cênica para outros grupos, e sempre tive dificuldade de encontrar locais acessíveis para apresentar. Como sentimos a necessidade de um espaço, pensamos que outros grupos e artistas também poderiam sentir. Por isso, estamos abertos a receber esse pessoal com parceria, trocas, permuta, escambo, qualquer negócio para ajudar os artistas daqui”, comenta Manuela, em tom humorado.

Como o espaço foi alugado muito recentemente, os esforços até agora, de acordo com a atriz, estiveram centrados em reformar o ambiente o adaptando para abrigar uma “casa de artes”, e firmar parcerias, como a feita com a Escola Harmônica, contudo, o objetivo é tornar o local cada vez mais acessível. “Agora há coisas livres como a exposição fotográfica que teremos a partir de sábado (9 de março), mas os shows, por exemplo, como não temos financiamento nem incentivo, inicialmente terão bilheteria. Queremos criar projetos por meio do Poder Público para ofertar oficinas gratuitas à população, mas ainda é tudo recente. O objetivo é que todos usufruam do espaço e que muita arte boa surja aqui”, revela.

Um março dedicado às mulheres

Inaugurando um dia antes do Dia Internacional da Mulher, como não podia deixar de ser, a programação de março do ECOA foi pensada para divulgar a arte produzida para e pelas mulheres, bem como para discutir o empoderamento feminino. “Estar inaugurando nessa data é muito simbólico e importante, por isso grande parte da programação dos artistas será de mulheres. Vai ter coisas mais leves e divertidas como peça de teatro e exposição fotográfica, e outras mais densas para refletir o papel da mulher na sociedade e na arte”, explica Manuela.

Tatiéli Bueno (Foto:Leandro Rodrigues)

Já no primeiro dia, serão duas homenagens diferentes voltadas à temática: à tarde, se inicia a exposição fotográfica “Le Femme Essence”, de Morgana Perini, obra que visa desconstruir os padrões de beleza, incentivando que cada mulher reconheça sua própria essência e beleza; já à noite, o espaço terá seu primeiro concerto, o “Show Universo Feminino”, na voz de Tatiéli Bueno, com acompanhamento de Éder Bergozza, no piano e teclado, uma compilação de canções que reverenciam o feminino e sua universalidade.

Primeira cantora a se apresentar no Ecoa, Tatiéli destaca a satisfação de participar do momento inicial de um espaço de cultura e a importância de locais assim. “É uma honra e alegria ter sido convidada a ser a primeira pessoa a fazer um show aqui, em uma casa que vai fazer diferença para Garibaldi. Ter um espaço assim em uma cidade pequena faz com que as pessoas tenham acesso e a arte em um lugar mais próximo as suas casas. A cultura mobiliza e transforma, então isso é maravilhoso”, opina.

Foto de capa: Hugo Araújo