O cenário nacional apresenta queda de confiança na indústria e no varejo. Isto somada as incertezas econômicas, colocará o mercado de transportes em estado de alerta para o próximo ano.

Mediante essa perspectiva, é muito provável que empresas dos ramos modais rodoviário, aquaviário e ferroviário iniciem o ano com o pé no freio quanto a novos investimentos, esperando uma melhora na economia nacional.

De acordo com o balanço feito pela Confederação Nacional do Transporte (CNT), onde fica entendido que apenas 25,8% dos empresários dos três modais esperam aumento da receita neste ano, já antecipando as dificuldades para o próximo ano. A expectativa piorou muito, uma vez que em março de 2014 esse índice chegava a 43,2%.

Se tratando do cenário local, para 2015 os desafios são imensos, com a alta dos combustíveis e a péssima estrutura das estradas, que elevam ainda mais nossos custos, que há tempo não conseguimos repassar.

A crise que já atinge todos os setores em Bento Gonçalves, diretamente também atinge nossos associados do Sindicato de Transportes de Cargas de Bento Gonçalves e região do Sindibento. Então, mediante tais perspectivas para este cenário, ainda nos resta uma luz no final do túnel, que ações emergenciais vindas do Governo Federal possam melhorar nossas expectativas. Melhoras como: a redução da carga tributária profissional, melhoria na qualidade de nossas estradas, e estímulo a economia, vinculada ao setor.