A partir de hoje, quarta-feira, 4 de setembro, Santa Tereza inicia um importante capítulo na recuperação das famílias afetadas pelas enchentes que devastaram a região. Começam a ser instalados os canteiros de obra para a construção de 24 casas definitivas, uma ação essencial para a reconstrução e estabilização das famílias que perderam suas moradias.
Esta iniciativa faz parte do programa A Casa É Sua – Calamidade, que prevê um investimento total de R$ 57,1 milhões para a edificação de 410 unidades habitacionais em diversas cidades da região. O prazo de entrega das novas casas é de 120 dias a partir do início das obras, oferecendo um alívio significativo para aqueles que ainda enfrentam os desafios impostos pela tragédia.
As casas definitivas terão uma área de 44 m², divididas em dois dormitórios, sala e cozinha conjugadas, um banheiro e uma área de serviço externa. A construção será realizada com painéis de parede de concreto pré-moldado, garantindo durabilidade e resistência, além de uma solução eficiente para atender a demanda habitacional emergencial.
Além de Santa Tereza, outras localidades também estão se preparando para receber novas moradias. Até segunda-feira, 9 de setembro, serão instalados barracões de construção em Encantado, onde serão erigidas 35 casas definitivas. Outras cidades que receberão casas definitivas, quando os terrenos estiverem prontos, incluem:
- Arroio do Meio: 5 casas
- Cruzeiro do Sul: 40 casas
- Estrela: 40 casas
- General Câmara: 14 casas
- Lajeado: 35 casas
- Muçum: 80 casas
- Roca Sales: 50 casas
- Santa Tereza: 24 casas
- Venâncio Aires: 72 casas
- Putinga: 15 casas
Foto: Divulgação