Todos os dias, pelo menos um caso de roubo é registrado em Bento Gonçalves em 2013. Na contramão do processo de redução da criminalidade verificado em anos anteriores no município, os índices divulgados até agora pelo Departamento de Gestão da Estratégia Operacional da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado apontam para um crescimento nos furtos e roubos praticados na cidade nos três primeiros meses do ano. Entre os dados levantados pelo governo estadual, chamam a atenção o crescimento de 29,5% dos roubos – aqueles crimes de subtração de objetos realizados com o uso de violência ou grave ameaça – e de 23,8% dos roubos de veículos.

Em três meses, foram registrados 96 casos envolvendo roubos comuns e roubos de veículos, 21 casos a mais que as 75 ocorrências registradas no mesmo período de 2012. No cômputo geral da divulgação, outros índices subiram também, mas este parece ser o calcanhar de Aquiles das forças de segurança em Bento atualmente.

No total, de janeiro até março deste ano foram registradas 26 ocorrências de roubo de carros, contra 21 registradas no mesmo período do ano passado. O número crescente de automóveis, o aumento da população e até mesmo uma eventual migração geográfica do crime dentro da cidade estão entre as principais causas para o incremento da criminalidade no início deste ano. Ao final das contas, o caldo “engrossa” é na época da renovação anual do seguro do automóvel. Enquanto a polícia não adotar uma estratégia de impacto com relação a este tipo de crime, o tão esperado encontro com o corretor de seguro terá o mesmo roteiro: preços cada vez mais altos, coberturas cada vez menores.

Mas nem tudo são más notícias. Como o levantamento da SSP não leva em conta os resultados do incremento do policiamento ostensivo com a implementação do projeto comunitário que alocou aos bairros da cidade seis equipes permanentes a partir do final de abril, as autoridades da segurança pública no município acreditam que os índices relativos ao segundo trimestre do ano e, consequentemente, o levantamento dos seis meses iniciais de 2013, devam apresentar uma redução significativa na quantidade de crimes praticados por aqui. Segundo as expectativas do 3º Batalhão de Policiamento de Áreas Turísticas (BPAT), que está concluindo um levantamento dos dois primeiros meses de implantação do programa, a redução na criminalidade pode chegar até 70%.

Mesmo assim, as forças policiais de Bento Gonçalves reconhecem que a ação preventiva para coibir a criminalidade é importante, mas sabe que sozinha não tem como resolver o problema. É necessária a elaboração de políticas públicas de saúde e educação, além de políticas específicas para a segurança pública e a ampliação de investimentos, assim como a participação da família, para reduzir a violência. Isolada, a ação da polícia não resolve o problema. Para conter a violência, os comandos locais, tanto da Brigada Militar quanto da Polícia Civil, estão ampliando as ações de inteligência.