A Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) divulgou nesta quarta-feira, 11, a lista de leituras obrigatórias para o vestibular 2019. Foram incluídas quatro obras em substituição aos textos de Fernando Pessoa, Machado de Assis, Aluisio Azevedo e Pe. Antônio Vieira, que figuraram na relação por três anos.

A principal novidade para 2019 é a inclusão de “Hamlet”, de William Shakespeare, marcando uma mudança importante na concepção da prova. Além de Shakespeare, entraram na lista a poetisa portuguesa Florbela Espanca e a escritora brasileira Maria Firmina dos Reis, além do livro “Papeis avulsos”, de Machado de Assis.

Valorizando as autoras, a lista inclui mais duas mulheres: Florbela Espanca e Maria Firmina dos Reis, ambas nascidas no século XIX. Pouco conhecidas na sua época, essas autoras são o exemplo de que as mulheres escrevem há muito tempo, mas são pouco publicadas fora do circuito. Maria Firmina dos Reis, natural do Maranhão, soma-se a outras duas escritoras mulheres brasileiras que já constavam na lista – Carolina Maria de Jesus e Clarice Lispector – com seu romance de estreia “Úrsula”, publicado em 1859, em que faz uma crítica pioneira à escravidão no Brasil.

Confira a seguir a lista completa das leituras obrigatórias do vestibular 2019, também disponível no site http://www.ufrgs.br/coperse/concurso-vestibular/vestibular-2019:

1 – FLORBELA ESPANCA – Poemas: 1. Fanatismo; 2. Horas rubras; 3. Eu; 4. Vaidade; 5. Lágrimas ocultas; 6. A minha dor; 7. Suavidade; 8. Se tu viesses ver-me; 9. Ser poeta; 10. Fumo; 11. Frêmito do meu corpo; 12. Realidade; 13. Súplica; 14. Doce certeza; 15. Quem sabe?!.; 16. A Mulher I; 17. A Mulher II; 18. Amiga; 19. Ódio 20. Amar!; 21. O maior bem; 22. Neurastenia.
2 – MACHADO DE ASSIS – Papeis avulsos
3 – MARIA FIRMINA DOS REIS – Úrsula
4 – WILLIAM SHAKESPEARE – Hamlet
5 – VALTER HUGO MÃE – A máquina de fazer espanhóis
6 – CAROLINA MARIA DE JESUS – Quarto de despejo: diário de uma favelada
7 – ELIS & TOM – Álbum/Disco de 1974
8 – MICHEL LAUB – Diário da queda
9 – ERICO VERISSIMO – O Continente
10 – CHICO BUARQUE E PAULO PONTES – Gota d’Água
11 – CAIO FERNANDO ABREU – Morangos Mofados
12 – CLARICE LISPECTOR – A Hora da Estrela