Catorze municípios da região de abrangência da Universidade de Caxias do Sul firmaram convênio com a Instituição com a finalidade de unificar a base cartográfica da região. Pelo convênio, os municípios: Antônio Prado, Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Farroupilha, Fagundes Varela, Flores da Cunha, Garibaldi, Guaporé, Monte Belo do Sul, Nova Pádua, Nova Roma do Sul, São Marcos, Santa Tereza e Veranópolis; repassaram recursos à UCS para que ela providencie os recursos necessários à realização do projeto de Cartografia Regional. Dos 14 municípios conveniados, oito já estão na fase final do projeto, que tem prazo até maio de 2015 para ser concluído. A parceria é com a Aglomeração Urbana do Nordeste do RS (AUNe).

Na quarta-feira, 17 de setembro, os prefeitos dos municípios de Fagundes Varela, Veranópolis, Antônio Prado, Nova Roma do Sul e Flores da Cunha, juntamente com seus assessores, participaram, de reunião na Reitoria, para acompanhar o andamento do projeto da Universidade que trata da Cartografia Regional. O reitor Evaldo Kuiava e os técnicos do Instituto de Administração Municipal (IAM) conduziram o encontro.

Durante a reunião, o reitor Evaldo Kuiava falou sobre o papel da Universidade em disponibilizar sua competência técnica para resolver questões importantes para o desenvolvimento da região. Ele também aproveitou o encontro para divulgar o Programa Universidade Para Todos (ProUni), através do qual estudantes podem ter acesso ao ensino superior. A Universidade aderiu ao ProUni em 2005 e já ofereceu cerca de 7 mil vagas a estudantes de baixa renda.

Projeto
O convênio do Projeto Cartografia Regional, iniciado em 2010, é coordenado pela Aglomeração Urbana do Nordeste (AUNe) e UCS, e abrange uma área territorial de 3.350 km². Entre os objetivos do projeto estão o de propiciar, a partir da precisão e confiabilidade do Modelo Digital do Terreno (MDT) gerado e com a ortorretificação das imagens, a implementação de uma gestão territorial de excelência, capaz de garantir ampla e detalhada visão de toda a extensão territorial do município e da região; possibilitar o acompanhamento da evolução territorial dos municípios, indicando com precisão e clareza as intervenções necessárias e fornecendo subsídios para a implementação de políticas públicas nas várias áreas, com destaque para as áreas ambiental, de infraestrutura e de planejamento físico-territorial.

AUNe
A Aglomeração Urbana do Nordeste-AUNe é composta por 10 Municípios, tendo sido criada pela Lei Complementar 10.350, de 28 de dezembro de 1994, com base no Art. 16 da Constituição Estadual e no Art. 25 da Constituição Federal, com a finalidade de atuar no planejamento regional. Desde sua criação, os técnicos dos municípios reúnem-se semanalmente no Campus 8 da UCS, para o desenvolvimento das suas atividades e, mensalmente, reúnem-se os membros do Conselho Deliberativo (prefeitos e presidentes de Câmaras de Vereadores).

A AUNe é assessorada pela UCS e pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional- METROPLAN.
No decorrer de suas atividades de planejamento regional, surgiu a necessidade da unificação das bases cartográficas de cada Município, com vistas à realização de um trabalho mais orgânico. A partir de 2009, foi decidido empreender esforços na busca da unificação da base cartográfica da região, iniciando-se o trabalho conjunto com todos os Municípios.

Com a elaboração do projeto foi aberta a participação dos municípios da AMESNE, tendo manifestado interesse os municípios de Antônio Prado, Fagundes Varela, Guaporé, Nova Roma do Sul e Veranópolis.

Atividades
A partir desta semana, os municípios poderão retomar os agendamentos para o desenvolvimento das atividades no laboratório do projeto, situado no Campus 8, em Caxias do Sul, relacionadas ao processamento das imagens de satélite.

A equipe da UCS também prepara, para o mês de outubro, um workshop com os técnicos de todos os municípios, a ser organizado pela coordenação do projeto – Instituto de Administração Municipal da UCS e AUNe – ministrado pela Sulsoft, empresa que assessora o projeto, cuja finalidade será nivelar e uniformizar informações e procedimentos.