Em um gesto de humanização e cuidado, o Hospital Tacchini proporcionou um momento emocionante para um de seus pacientes. Laércio Antônio Vesterlaund, que estava internado desde o dia 14 de março para se preparar para uma cirurgia neurológica, recebeu a visita do seu fiel companheiro de quatro patas, o cãozinho Chico, na última semana.
Após várias visitas de amigos e familiares, Laércio finalmente pôde matar a saudade do seu pet, que faz parte da família há pelo menos oito anos. O encontro ocorreu na sala do Núcleo de Experiência do Paciente do hospital, como parte do programa “Animal no Hospital”, em que pacientes podem receber a visita de seus pets para conforto emocional.
O encontro entre Laércio e Chico durou pouco mais de 30 minutos, proporcionando um momento de alegria e conforto para o paciente durante sua recuperação. A cirurgia de Laércio foi um sucesso, e ele agora está se recuperando no hospital, enquanto Chico permanece sob os cuidados da família.
O programa “Animal no Hospital” do Tacchini, iniciado em 2019, visa humanizar o atendimento hospitalar e proporcionar momentos de bem-estar para os pacientes. A visita de animais de estimação é permitida mediante avaliação da equipe médica e cumprimento dos requisitos de segurança e higiene.
Carmen Lúcia Bortolozo Paz, enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, destaca a importância desses momentos para o bem-estar dos pacientes, ressaltando que a segurança e o conforto dos pacientes são prioridades.
O encontro entre Laércio e Chico é mais um exemplo dos benefícios que a presença de animais de estimação pode trazer para a saúde física e mental das pessoas, especialmente em momentos difíceis como o da internação hospitalar.
Foto: Alexandre Brusa / Reprodução