Estudantes do Ensino Médio denunciaram ao Semanário a forma com que o horário de funcionamento reduzido da Biblioteca Pública de Bento Gonçalves prejudica a utilização do espaço.  Como os alunos estão em sala de aula no turno da manhã e a biblioteca não abre aos sábados, eles se sentem prejudicados por não conseguirem frequentar o local. 

De acordo com Fabiana Postal, de 16 anos, que estuda no Colégio Dona Isabel, não é mais possível retirar livros ou fazer pesquisas desde que o espaço passou a funcionar das 7h30min às 13h30min. “Meu pai faz feira no sábado bem em frente. Facilitava para retirar livros, já que gosto muito”, afirma a estudante.  Na observação da jovem, a biblioteca é pouco utilizada e com o turno reduzido passou a ser menos frequentada. 

O secretário de Cultura, Evandro Soares, diz que antes de determinar o turno no qual local seria aberto, foi realizada uma análise com os funcionários para saber em que momento as pessoas mais frequentavam. “Fizemos o mesmo com o Museu do Imigrante e constatamos que deveríamos abrir de tarde, porque perderíamos algumas horas no turno da manhã. O princípio com a biblioteca é o mesmo, já que o pessoal nos passou que é melhor abrir de manhã”, aponta o secretário. 

Soares afirma ainda que é necessário cumprir com a ordem que estabelece turno único nas instituições públicas, de acordo com o que foi estabelecido pela Secretaria de Administração.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário desta quarta-feira, dia 14.