O isolamento social, uma das principais medidas adotadas para evitar o contágio do coronavírus, atingiu um dos principais pilares econômicos de Bento Gonçalves: o turismo. Quem atua na área afirma que este segmento foi o primeiro atingido e deve ser o último a se recuperar dos impactos da pandemia. A presidente do Conselho Municipal de Turismo (Comtur), Marcia Ferronato, diz que entre os segmentos mais atingidos está a hotelaria. “Estima-se queda entre 95% a 100% da ocupação. O consumidor, em períodos de incertezas, pensa antes nos itens de primeira necessidade para, depois, pensar em lazer e viagens. O turismo tende a ter uma recuperação mais lenta e a longo prazo”, acredita.

Antes do surgimento da covid-19, de acordo com o secretário de Turismo de Bento Gonçalves (Semtur), Rodrigo Parisotto, o setor demonstrava o que chamou de “desempenho exemplar”, acumulando crescimento de 14,7% em relação a 2019. Além disso, a expectativa para o ano era receber até 1,9 milhões de visitantes. “Porém, surgiu a pandemia e da noite para o dia tudo parou”, afirma.

Embora ainda seja difícil mensurar em números os danos, Parisotto antecipa que “o impacto é gigante”. Juntamente com entidades ligadas aos serviços de turismo já estão sendo feitos planejamentos para quando o retorno for possível. “O momento é de cautela, silêncio, mas jamais de ficar parado. Estamos trabalhando e avaliando cenários possíveis, com muita segurança e responsabilidade”, frisa.

A palavra é reinvenção

Se, por um lado, o momento ainda é de dúvidas, por outro Parisotto acredita que o segmento vai precisar se reinventar, dando espaço para a prática do turismo sustentável. “Temos certeza que o turismo será mais exclusivo, nada de grandes públicos. Bento há anos trabalha com a filosofia do turismo sustentável. Certamente agora fortaleceremos esse conceito e posicionamento” fala.

Quem também acredita que o momento é de reinvenção é a presidente da Associação Caminhos de Pedra, Maristela Pastorello Lerin. O roteiro, já consolidado como um dos principais atrativos turísticos da região, tem 25 empreendimentos que estão buscando formas de superar a crise. “É importante que cada um entenda que é o momento de reaprender e recomeçar, utilizando o que deu certo e o que precisa ser inovado”, destaca.

Giordani Turismo

Alinhada com as medidas da Organização Mundial da Saúde (OMS) e dos representantes do governo federal, estadual e municipal, a Giordani Turismo, de acordo com a gerente de marketing, Jana Brun Nalin, acredita em novas possibilidades. “Bento não é um destino de turismo de massa, podendo atuar com passeios privativos e customizados, respeitando as medidas de segurança necessárias”, afirma. Além disso, Jana afirma que caberá ao segmento manter união para se adaptar ao novo comportamento do consumidor, “reestabelecendo a confiança para enfrentar esse momento desafiador”, final