Sabia que é possível ter uma saúde de ferro o ano todo? E que bastam medidas simples para que isso se torne uma realidade? Aprenda a identificar se seu sistema imunológico – o responsável por defendê-la do ataque de vírus e bactérias e de prevenir infecções – está enfraquecido e saiba como reforçá-lo.

Sinais de que suas defesas estão em baixa

Gripes e resfriados repetidos e que demoram a passar: normalmente, um adulto pega de uma a três gripes ao ano, e elas duram três ou quatro dias. Se você fica doente mais vezes, melhor ficar atento!
Candidíase que não cura de jeito nenhum: o fungo que provoca essa infecção vaginal se aproveita para se manifestar quando a resistência está baixa.

Muitas infecções urinárias ao ano: você toma remédio, faz tudo o que o médico manda, mas o problema sempre volta? Pode ser sinal de baixa imunidade.

Lesões na pele: furúnculos, infecções bacterianas, e micoses difíceis de tratar também podem indicar fraquezas no sistema de defesa.

Herpes frequente: provocada por um vírus, não tem cura e está ligada ao sistema imunológico, ou seja, a doença volta a atacar sempre que as defesas do organismo sofrem algum baque. A região genital e a boca são as mais suscetíveis.

Cansaço, pele seca, queda de cabelo, unhas fracas: todos esses são sintomas relacionados à desnutrição. A falta de nutrientes também leva a problemas com a imunidade.

Se você apresenta alguns dos sintomas acima, procure um médico e relate o que está sentindo. Ele provavelmente irá pedir um exame de sangue.

Fortaleça seu sistema imunológico

Coma direito: prefira os alimentos naturais e, se puder, consuma orgânicos. As vitaminas A, B6, B12, C, D, E, ácido fólico, zinco, ferro, selênio e cobre não podem faltar.

Faça exercícios: o esporte contribui para o aumento do número de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do corpo.

Durma bem: a recomendação é de 8 horas por noite. Dormir pouco ou mal compromete o funcionamento das células de defesa.

Beba água: pelo menos 2 litros por dia. Ela lubrifica as vias aéreas e o sistema gastrointestinal, evita infecções e alergias.

Reforce a higiene: lavar as mãos antes das refeições e após ir ao banheiro, escovar os dentes três vezes ao dia e tomar banho regularmente evita o risco de infecções.

Tome sol (com moderação): a vitamina D, importante na diminuição do risco de complicações cardíacas, câncer e artrite, só é absorvida pelo organismo quando estamos expostas ao sol.

Tente relaxar: durante uma crise de estresse, liberamos substâncias que fragilizam o corpo.

Tenha animais de estimação: um estudo revelou que o convívio com bichos traz muitos benefícios à saúde. Crianças têm menos risco de desenvolver alergias.

Pare de se automedicar: principalmente com antibióticos! O uso indiscriminado aumenta a resistência de algumas bactérias.

Fonte: mdemulher.abril.com.br