O presidente Jair Bolsonaro e os presidentes Maurício Macri (Argentina) e Mario Abdo Benítez (Paraguai), além da vice-presidente Lucía Topolansky (Uruguai), se reunirão no Vale dos Vinhedos, em Bento Gonçalves, para a Cúpula de Chefes de Estado do Mercosul e Estados Associados e  55ª Reunião do Conselho do Mercado Comum. O encontro entre eles ocorrerá no Spa do Vinho e na Vinícola Miolo, entre os dias 4 e 5 de dezembro.

Um aparato gigantesco foi preparado para a chegada das lideranças brasileiras e latino-americanas à Capital Nacional do Vinho. Cerca de três mil pessoas estão envolvidas na organização do evento, que deverá receber mais de 2,5 mil participantes. Além dos quatro chefes de Estado, a Cúpula receberá representantes do Peru, Colômbia, Equador e da Bolívia, um dos mais antigos estados associados do Mercosul. A Venezuela encontra-se com seus direitos e obrigações suspensos.

A programação oficial nos dois dias de evento foi divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores na segunda-feira, 2 de dezembro. Na quarta-feira, 4, a partir das 14h30min, chanceleres dos Estados Parte do Mercosul se reúnem no Spa do Vinho para a primeira reunião privada. Às 15h, o Conselho do Mercado Comum se reúnem na Sala Plenária, montada na estrutura do Vale dos Vinhedos para uma sessão aberta à imprensa e convidados. Logo após, um encontro privado deverá ocorrer com os representantes dos países participantes da reunião. Após a atividade, os chefes das delegações posarão para as fotografias oficiais e às 17h30min, será a vez do Conselho do Mercado Comum – Sessão dos Estados Partes e Associados debater os rumos dos países da Cúpula.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, deverá dar uma declaração à imprensa, por volta das 19h40min, sobre as atividades realizadas durante o dia. Às 20h, os representantes participam de um jantar em homenagem aos chefes de Delegação do Conselho do Mercado Comum e Países Associados oferecido pelo Ministro das Relações Exteriores na Vinícola Miolo.

Na quinta-feira, 5 de dezembro, o presidente da República, Jair Bolsonaro deverá chegar na cúpula por volta das 9h50min, para participar, a partir das 10h, da reunião Bilateral com o presidente do Paraguai, Mario Abdo Benitez. Às 10h40min, está prevista a chegada dos chefes de delegação da Cúpula do Mercosul e dos Estados Associados que participarão do encontro, agendado para às 11h.

No início da tarde, por volta das 12h30min, ocorre a cerimônia de assinatura de Atos do presidente Bolsonaro. Logo após, os chefes de delegação da Cúpula participam da fotografia oficial do encontro e, na sequência, ocorre o plantio das Vinhas do Mercosul, nos Vinhedos do Lote 41, no Spa do Vinho. Em seguida, um almoço em homenagem aos chefes de delegação será oferecido pelo presidente Bolsonaro.

A expectativa para a tarde de quinta-feira, é quanto ao anúncio de Bolsonaro sobre investimentos na área da saúde no Rio Grande do Sul, que deverá ocorrer por volta das 14h45min.

Bloqueio no trânsito

O bloqueio territorial de segurança próximo ao hotel do evento teve início no domingo, 1º de dezembro, com o cadastramento de moradores, empregados e donos de empresas da região. O trânsito segue sendo orientado pelas forças de segurança.

Já nos dias 4 e 5 de dezembro será realizado bloqueio total do trânsito nas proximidades. Moradores de Monte Belo do Sul e Santa Tereza também devem utilizar rota alternativa para acesso ao Município entrando por Santa Lúcia e acessando o 15 da Graciema, no Vale dos Vinhedos. 

Fotos: Reprodução e José Dias / Palácio do Planalto