De acordo com informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Rio Grande do Sul, as tratativas para iniciar a construção do novo Presídio de Bento Gonçalves estão avançadas. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, a ideia é que a formalização do processo ocorra até a primeira quinzena de setembro.

Para a construção do novo Presídio, as partes acordaram um processo de permuta e parceria público-privada. O Estado cederá duas áreas em troca do terreno em que será construída a nova Casa. Já a área em que está o atual Presídio Estadual de Bento Gonçalves (PEBG) será repassada a iniciativa privada.

Ainda conforme a assessoria do órgão, como trata-se do primeiro projeto de permuta de imóveis públicos por área construída, há todo um cuidado para superar os obstáculos legais, para que não haja nenhuma dificuldade. Ainda conforme a assessoria, após concluído esse passo, será dada a largada para que seja possível implementar outros projetos semelhantes em todo o Estado.

Prazos acompanhados pelo Semanário

A informação mais recente apurada pelo Semanário era de que o edital para a construção do novo Presídio seria publicado na primeira quinzena de agosto. Em 26 de julho, a notícia era de que o secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, falou sobre um entrave com a Procuradoria Geral do Estado (PGE) em relação ao lançamento do Edital.

Na ocasião, a assessoria da PGE afirmou que solicitou adequações para a SSP. Já a assessoria da Secretaria falou, na ocasião, que os ajustes solicitados pela PGE seriam feitos, e que a publicação do Edital seria realizada até a primeira quinzena de agosto, o que não ocorreu.

A questão envolvendo a prorrogação dos prazos para a construção do novo Presídio se arrasta há alguns meses. Em 19 de maio, uma comitiva do governo do Estado esteve em Bento e afirmou que o Edital seria publicado até o final daquele mês.

Já em 28 de março, o governador do Estado José Ivo Sartori compareceu à Fimma e declarou que a publicação ocorreria ainda no mês de abril. Em março, uma reunião de trabalho com diversos representantes da área da Segurança Pública realizada na Prefeitura garantiu a conclusão das obras para dezembro de 2018.