A fascite plantar é uma das causas mais comuns de dor no calcanhar. Trata-se de inflamação de um tecido rico em colágeno chamado fáscia plantar, localizado na sola do pé e que conecta o calcâneo (osso que forma o calcanhar) aos dedos.

Os sintomas são mais frequentes pela manhã ou após longos períodos de repouso e são descritos como uma facada na região do calcanhar acompanhada de dor e sensação de encurtamento da sola do pé. Pode ocorrer em qualquer faixa etária e sexo, porém é mais frequente em pacientes dos 40 aos 60 anos de idade, portadores de pés cavos ou planos e pessoas que ficam longos períodos em pé ou possuem uma rotina de impacto importante sobre o calcâneo, como corredores e maratonistas, sendo também mais comum em pacientes com excesso de peso.

O diagnóstico do problema é feito de maneira simples com testes clínicos realizados no próprio consultório médico, porém em casos crônicos e de pouca resposta aos tratamentos clínicos disponíveis com antiinflamatórios via oral, infiltração local de medicações a base de corticóides e alongamento/fisioterapia pode ser necessário a realização de exames de imagem como radiografia e ecografia, principalmente para determinar a presença de calcificação desta estrutura com formação de esporão.

Em casos refratários aos tratamentos clínicos são indicados modificações no estilo de vida com diminuição da sobrecarga local, adaptação de calçados adequados ao problema e tratamento cirúrgico. Atualmente novas alternativas de tratamento como a Terapia por Ondas de Choque tem sido uma boa opção tendo eficácia até mesmo superior ao procedimento cirúrgico.