O Transtorno de Estresse Pós-Traumático é uma condição psicológica que ocorre em resposta a um evento estressante, de natureza fortemente ameaçadora ou catastrófica, repentina e inesperada.

A exposição a acontecimentos traumáticos como acidentes, catástrofes, roubos, sequestros, estupro, morte súbita de uma pessoa amada, são os eventos desencadeante dos sintomas. É importante frisar, que nem todas as pessoas que foram submetidas a algum tipo de trauma desenvolvem sintomas e alguns fatores podem contribuir para o surgimento do dos mesmos. São eles: a duração do evento, tendência a desenvolver ou ter alguma doença psiquiátrica, múltiplas experiências traumáticas, falta de apoio social, o quanto o trauma afetou a vida íntima e pessoal do indivíduo, despreparo para lidar com o evento traumático.

Os sintomas mais relatados pelas pessoas acometidas pelo TEPT são: pesadelos e lembranças involuntárias e recorrentes do evento traumático, episódio de pânico, distúrbio do sono, aumento dos níveis de ansiedade, medos constantes, alterações na concentração, reações exageradas a qualquer estímulo que possa ter alguma relação com o trauma vivido, bem como fuga desses estímulos e irritabilidade. Além disso, muitos pacientes acabam somatizando os sintomas, isto é, transformam os sintomas psíquicos em sintomas físicos, como dores generalizadas, tonturas, náuseas, agravamento de doenças pré-existentes ou surgimento de novas doenças.

O diagnóstico do TEPT segue alguns critérios. É preciso reconhecer a existência de um evento traumático que tenha afetado de forma direta ou indiretamente o indivíduo e que lhe provoque temor, angústia ou pavor. Segundo a organização mundial de saúde (OMS), o TEPT não pode ser diagnosticado no primeiro mês após o evento traumático. Nesse caso considera-se uma reação aguda ao estresse. Também nem mais de dois anos após o trauma. Quando os sintomas persistirem por mais de dois anos, podem causar mudanças no funcionamento do indivíduo de forma permanente, levando a um quadro classificado como modificações duradouras da personalidade.

O tratamento está baseado em psicoterapia, associada ou não a fármacos com características ansiolíticas. O objetivo do tratamento está calcado em diminuir os sintomas, prevenir complicações, tratar os transtornos associados ao TEPT. Quanto mais cedo o indivíduo for diagnosticado e tratado, melhor são as chances de cura.

Fonte: Dr. Aldo Jr. Migliavacca