O que mudou na cirurgia?

A cirurgia de transplante de cabelo passou por mudanças profundas nos últimos anos. Nada lembra as primeiras cirurgias feitas há anos atrás. Esqueça cicatrizes aparentes, ou aqueles tufos tipo “cabelo de boneca”. Hoje os fios são retirados da área da nuca por minúsculos punchs de 0,8 mm que não deixam marcas e possibilitam usar os cabelos raspados. Mesmo nos casos em que se opta pela retirada tradicional em faixa da área doadora de fios, usa-se uma técnica chamada sutura tricofítica, que torna a cicatriz muito menos aparente.
Já na área onde serão implantados os cabelos, os orifícios são feitos com lâminas de safira, impedindo qualquer cicatriz no local. Os tão temidos “furos” são coisas do passado.
Outra evolução ocorreu na preparação dos fios antes da implantação. Os fios são preparados por microscópios especiais 3D que possibilitam separar 1 a 1 os fios e descartar fios lesionados, o que aumenta significativamente as taxas de “pega” dos enxertos de cabelo.

Qual a anestesia usada?

A anestesia usada é do tipo local, com bloqueio anestésico. O paciente também recebe uma medicação para diminuir a ansiedade. Todo procedimento é feito em clínica, sem necessidade de internação hospitalar.

Deixa cicatriz?

A técnica FUE, que faz-se a retirada dos fios um a um, não ocasiona nenhum tipo de cicatriz linear. Os pequenos orifícios feitos são menores que 1 mm e cicatrizam sem deixar marcas. Pode-se inclusive usar o cabelo raspado depois.

Vou ter dor após o procedimento?

Pelo fato de os orifícios serem feitos com lâminas de safira, os pacientes praticamente não sentem dor, apenas um desconforto que é aliviado com analgésicos leves. Também não apresentam edema (inchaço) pois o trauma à pele é bem menor.

Retorno para atividades?

O paciente pode retornar a suas atividades dentro de três dias. Esportes mais dinâmicos ou com trauma em um mês.

Aspecto Natural?

Diferentemente dos transplantes antigos, com as técnicas atuais é impossível dizer se o paciente fez transplante. Cuidados especiais são dedicados a linha anterior dos cabelos, onde os fios são colocados um a um e de forma irregular, imitando a natureza.

Como cresce o cabelo?

O cabelo transplantado começará a crescer com 3 a 4 meses.

O cabelo transplantado pode cair?

Pelo fato dos fios da área posterior não serem sensíveis a dihidrotestosterona, os fios retirados dessa região não vão cair depois de transplantados. Esses fios guardam uma memória genética da área posterior.

Quanto tempo até o resultado final?

O resultado final do transplante leva um ano. Nesse estágio os fios terão alcançado um comprimento ideal para poderem ser penteados.

As pessoas vão perceber que fiz transplante?

Só aquelas pessoas que o virem logo após a cirurgia. Em uma semana já não se percebem mais marcas no couro cabeludo, apenas uma vermelhidão local.

Qual idade é ideal para operar?

Não existe uma idade ideal. Hoje com as técnicas FUE opera-se pacientes já com 20 anos de idade. O importante é que esses pacientes precisam realizar um acompanhamento clínico, pois pacientes muito jovens podem evoluir a área de calvície.

Dr Rafael Loeblein