Há bem pouco tempo atrás era impossível esconder um transplante capilar: estavam lá os tufos e tufos de cabelos, bem no início do couro cabeludo, parecendo uma boneca de criança. Apenas os mais corajosos encaravam o procedimento… afinal, era certo o resultado rústico e artificial.

Até hoje homens que viram algum amigo ou conhecido que fez o transplante capilar antigamente, jura que prefere assumir a calvície, que seria melhor raspar tudo a ter aqueles macinho de fios plantados em carreirinhas na cabeça.

Eles estão certos: aquele resultado é inaceitável. Seria muito melhor usar perucas, raspar todo o cabelo, ou mesmo assumir um penteado com menos fios e mais tradição. Criou-se assim um estigma: transplante capilar não funciona.

Não funcionava!

Hoje a cirurgia do transplante capilar tomou um rumo diferente… ao invés de se tornar mais simples, ficou mais e mais complexa. E se antes ela durava 4 horas, agora dura 8… 10 horas…

Houve um tempo em que os enxertos eram preparados apenas com lentes de aumento… hoje são usados microscópios 3D, que permite o preparo de um único fio por vez. Isso leva muito mais tempo mas garante o resultado tão desejado: implantar um fio a cada vez, eliminando o aspecto artificial de antigamente.

Outra queixa eram os furinhos onde os fios eram implantados. Hoje com o uso de agulhas de Safira eles deixaram de existir… o cabelo parece crescer naturalmente da pele.

Além disso não é mais necessário cortar a pele de trás da cabeça para retirar os enxertos… há a técnica “FUE”, com a retirada de unidades foliculares uma a uma, acabando com o medo de uma cicatriz difícil de esconder.