O sorriso de uma pessoa é a sua identidade, e é por isso que essa parte do corpo também precisa de cuidados especiais, assim como a pele, o cabelo, etc. A odontologia estética cresceu e evoluiu muito nos últimos anos.

O tratamento odontológico tem buscado proporcionar, além da saúde e função, uma estética satisfatória aos dentes e gengiva, garantindo a beleza e harmonia de seu sorriso. Com a evolução dos procedimentos odontológicos, atualmente a cadeira do dentista é encarada mais como um passo em nome do bem estar e do aumento da autoestima.

Técnicas restauradoras e protéticas modernas além da reabilitação da função mastigatória ajudam na recuperação do fator estético. Assim, os tratamentos atuais conseguem devolver ao paciente características fonéticas, mastigatórias, eliminando problemas de dentição e mastigação, além de aprimorar a estética e proporcionar a satisfação do paciente em seu tratamento.

Facetas de porcelana, cirurgias gengivais, clareamentos dentais, lentes de contato e vários outros tratamentos modernos são capazes de trabalhar correções dentárias, melhorando a saúde e a estética.

Saúde e beleza

Os benefícios dos procedimentos estéticos na odontologia, que alia beleza à saúde bucal são muitos. O dentista Luis Otavio Batista, implantodontista, explica que existem várias formas e trabalhos para melhorar a estética dental, e todos os acasos requerem um planejamento cuidadoso e específico. Muitos pacientes hoje em dia possuem uma dentição sem perdas devido a conscientização e prevenção, somente precisam corrigir alguma má posição dentária através de ortodontia (aparelhos dentários) associado a um clareamento e troca de restaurações escurecidas.

Com o aprimoramento de técnicas por parte dos cirurgiões-dentistas é possível realizar tratamentos menos agressivos de maneira rápida, previsível e sem que a estrutura dentária seja removida excessivamente. As técnicas utilizadas, na maioria dos casos, não têm apenas fins estéticos. Além de produzir um sorriso mais harmônico, elas facilitam a higienização dos dentes e alinham a mordida, favorecendo a redução de desgaste dos mesmos e o estresse dos músculos responsáveis pela mastigação, que pode provocar dores na face, de cabeça, no pescoço, ombros e costas.

Segundo Luiz Otavio, “é necessário conhecer cada paciente para ver os detalhes, cada um apresenta um formato de dente, que é compatível ao formato do rosto, o que forma o perfil da pessoa, e isso não pode ser perdido”. Ele ainda afirma, “é preciso buscar o mais próximo com o natural”.

O cirurgião bucomaxilofacial Rafael Zanette, ressalta que a preocupação estética cresceu muito, tanto entre os jovens como entre pessoas mais velhas. “Para que a estética do sorriso seja de alto nível, diversos procedimentos podem ser realizados, de acordo com as necessidades de cada paciente”, comenta Zanette.

Tratamentos como clareamento dentário, correção do sorriso por meio de procedimentos periodontais (que tratam da gengiva) e protéticos (através da confecção de facetas ou coroas), a fim de melhorar a proporção do tamanho dos dentes e a quantidade de gengiva exposta durante o sorriso ou para fechamento de espaços entre os dentes que comprometem a estética do sorriso, cirurgias plásticas gengivais para tratamento de retrações gengivais (caracterizada pelo afastamento da gengiva e exposição da raiz do dente), fatores que prejudicam a estética, além de comprometerem a saúde bucal auxiliam no embelezamento do sorriso e também na saúde da pessoa.

Qualificação

Para que todos os procedimentos relacionados à estética do sorriso sejam realizados com sucesso e perfeição, o tratamento deve ser sempre realizado por uma equipe de especialistas qualificados, pois requer planejamento criterioso e conhecimento de técnicas adequadas.

Sendo assim, os dentistas sempre estão acompanhando a tecnologia. Realizando cursos para ficarem por dentro das inovações, além de sempre estarem estudando. “Temos uma grande preocupação com a saúde a beleza dos pacientes, por isso sempre estamos nos qualificando, buscando novidades e aperfeiçoamentos”, comentam. Além disso, todos os serviços realizados são feitos com materiais confiáveis e de qualidade, para manter a eficiência dos trabalhos prestados. Não basta apenas realizar um trabalho de qualidade, é preciso criar vínculo com os pacientes. As pessoas gostam de um bom atendimento, atenção e cuidados, e é assim que os especialistas efetuam as consultas com os clientes.

Atender bem, manter contato, realizar atendimento humanizado e fidelizar, esses são fatores sempre presentes no consultório. “Além de passar confiança com atendimento qualificado, realizamos a consulta com tempo e paciência, para assim atender bem cada paciente. Para o trabalho ficar bom precisamos conhecer a pessoa, saber o seu perfil, criar um vínculo e manter contato”, justificam.

Tratamentos

– Facetas de Porcelana: Atualmente é o procedimento estético mais procurado por pessoas cujo trabalho está ligado à aparência e muitas vezes o relacionado com a autoestima. As facetas de porcelana podem melhorar muito o sorriso de uma pessoa, recuperando também a autoconfiança e autoestima, já que podem clarear os dentes, corrigir a dentição torta e manchada, diminuir a distância entre os dentes, aumentar o tamanho, corrigir curvatura, melhorar o formato, solucionar a aparência do esmalte dental desgastado, entre tantas outras indicações.

A decisão do tratamento com facetas de porcelana depende de alguns fatores:

– da necessidade estética;
– melhora da função mastigatória;
– expectativa do paciente;
– integridade da estrutura dentária remanescente;
– durabilidade.

– Cirurgia Gengival: Apesar de não haver um padrão de beleza absoluto, o excesso gengival pode comprometer a harmonia do sorriso de acordo com os padrões de simetria facial. Ele pode aparecer em grau leve, médio e acentuado. O sorriso gengival caracteriza-se pela exposição da gengiva ao sorrir. Normalmente, pacientes com sorriso alto, apresentam grande desconforto, baixa autoestima, insegurança, vergonha ao sorrir e dificuldade no convívio social. O diagnóstico depende de um exame clínico criterioso, fundamentado na avaliação dos pontos faciais de referência e da saúde gengival, auxílio de radiografias, fotografias e proporções (relação entre largura e altura) de cada dente. A Cirurgia Plástica Periodontal (área da odontologia responsável pela estética gengival) apresenta diversas técnicas cirúrgicas que minimizam, mascaram, ou até eliminam o excesso de gengiva. Identificar a etiologia é fundamental para a escolha do procedimento.

– Lentes de Contato: A lente de contato dental é uma fina camada de porcelana extremamente dura e resistente. O material, com dois a três milímetros de espessura, é aplicado na parte frontal do dente. As indicações para esta possibilidade restauradora são dentes com pequenos desalinhamentos, sorriso escurecido pelo tempo ou pelo uso de cigarro, medicamentos ou corantes e correção de espaços entre dentes (diastemas). É uma modalidade de tratamento com uma utilização mais recente e com bons resultados para pequenos defeitos.

– Ortodontia: é a área da odontologia que estuda o crescimento e desenvolvimento da face, bem como o desenvolvimento das dentições decídua (de leite), mista e permanente e seus desvios de normalidade, prevenindo, interceptando e corrigindo as más oclusões dentárias. A função principal do tratamento ortodôntico é restabelecer a oclusão dentária (perfeito engrenamento dos dentes superiores com os inferiores), que é fundamental para a correta mastigação e, consequentemente, a adequada nutrição e saúde bucal.

– Clareamento: A busca pela estética é um fator de muita influência sobre o comportamento das pessoas nos dias de hoje. Seja nos grandes centros ou nas pequenas cidades, é cada vez mais comum observar clínicas de estética lotadas.

Dentro deste contexto, é natural que a odontologia esteja preparada para atender aos desejos estéticos da população em geral. Técnicas restauradoras e protéticas mais modernas visam, além da reabilitação da função mastigatória, a recuperação do fator estético. Nessa perspectiva, o clareamento dental se torna um importante instrumento a fim de proporcionar a satisfação do paciente em seu tratamento.

O clareamento dental visa a recuperação da cor original dos dentes, perdida em algum momento durante a vida em decorrência de vários fatores. Serve também simplesmente para promover um branqueamento dos dentes originalmente mais escurecidos.

– Implantes: São cilindros metálicos (titânio), instalados nos ossos maxilares com a finalidade de substituir raízes de dentes ausentes. Além de resolver efetivamente a questão estética, o implante funciona como dentes naturais, tanto na visibilidade como no aspecto mastigatório. Para quem usa pontes móveis parciais, o implante pode ser usado para fazer uma prótese fixa.

O implante pode ser utilizado ainda para pacientes que usam dentaduras. Nesse caso, o objetivo é melhorar a estabilidade da prótese.

Após a colocação dos implantes, a pessoa pode levar uma vida normal como as que têm dentes naturais, fora isso, é necessário manter uma boa higienização para não desenvolver doenças ao redor dos implantes.

– Próteses: Área da Odontologia destinada à reconstrução e reposição de elementos dentários danificados ou perdidos, devolvendo ao paciente as características e funções mastigatórias, estéticas e fonéticas, além de recompor e proteger funções articulares.

A mastigação correta dos alimentos é fundamental para qualquer indivíduo. Corrigindo a dentição, irá prevenir ou até eliminar problemas de digestão que surgem com o fato dos alimentos serem mastigados de forma deficiente. É inegável que um sorriso com a dentição completa tem benefícios claros: aumento da autoestima, autoconfiança do paciente no trabalho e nas relações pessoais torna-se superior. E sem dúvida sua fala se tornará mais clara e perceptível.