Setembro é um mês de grande relevância para o povo gaúcho. Nele é recordado o fato histórico da Revolução Farroupilha, evento que marcou a história e a formação política do Rio Grande do Sul. Recordando esse acontecimento, a cultura gaúcha é celebrada e vivenciada com maior intensidade. O povo gaúcho tem uma profunda paixão por sua cultura. Tradicionalmente essa cultura teve em sua formação influências indígenas, portuguesas e espanholas, mas os traços característicos do homem do campo, que se dedicava ao pastoreio na região dos pampas, influenciaram diretamente a formação do gaúcho. Desse modo, a música, a dança, a culinária e a literatura ganharam traços típicos gauchescos.

Tradicionalmente, a cozinha gaúcha esta ligada aos costumes dos antepassados campeiros. O principal prato é, indiscutivelmente o churrasco. Esse alimento já era consumido por índios primitivos, os quais comiam a carne da caça atirada diretamente no fogo. A carne assada em grelhas ou em formas não caracteriza o churrasco gaúcho. O verdadeiro churrasco gaúcho é preparado em espetos de madeira, cravados a volta de um fogo de chão, ou em churrasqueiras. A carne utilizada é do gado ou ovelha. O único tempero utilizado é a salmoura ou sal grosso. Somente o pão e a farinha de mandioca acompanham o churrasco gaúcho.

A música e a dança, tradicionalmente gaúcha estão estreitamente ligadas, são verdadeiras expressões artísticas. Essas duas formas de arte acabam por consolidar a imagem do gaúcho.

Atualmente no Rio Grande do Sul e em muitos estados do Brasil existem os CTGs ( Centro de Tradições Gaúcha) uma “entidade” que atua na defesa , na preservação e na divulgação da tradição e do folclore da cultura gaúcha. A atuação desse grupo é fundamental importância, pois através dele, a tradição gaúcha ganha vida.
” Por todo o Rio Grande do Sul cavalgadas relembram e alimentam, reavivam e fortalecem as tradições do povo gaúcho”.