A pesquisa foi coordenada pelo professor Alexandre Ducatti juntamente com os alunos Erik Faggion Da Silva, Lucas Pegoraro e Estevao Gobatto sobre a interferência do Wi-Fi no crescimento da ervilha

Incentivar a pesquisa científica está dentro do trabalho pedagógico das escolas da rede pública de ensino. Prova disso, é a trajetória do trabalho realizado no segundo semestre de 2022 na EMTI São Roque/núcleo UCS. Na ocasião foi desenvolvido pelo professor de Ciências, Alexandre Ducatti, com os alunos Erik Kauan Faggion Da Silva, Lucas Pegoraro e Estevao Gobatto a pesquisa “Efeitos da radiação dos roteadores wi-fi na germinação de sementes de ervilha”. De lá para cá, tirou o primeiro lugar na Mostra Científica da UCS que ocorreu em novembro do ano passado.

E agora o trabalho científico está sendo mostrado em eventos da área. Ele está integrando o 7º Congresso Internacional de Tecnologias para o Meio Ambiente que acontece paralelo a Fiema Brasil. A inscrição do trabalho científico foi feita pelo próprio educandário. O objetivo do trabalho foi de verificar e analisar se a radiação eletromagnética de roteadores Wi-Fi interfere na germinação de sementes de ervilha. 

Na época, o professor de Ciências Alexandre Ducatti lecionava na EMTI São Roque e atualmente está na EMEF Ulysses Leonel de Gasperi. Ele explica como foi a jornada científica. “Foi proposta a ideia de verificar se o Wi-Fi tinha essa interferência nos sistemas biológicos. Fizemos um levantamento bibliográfico daquilo que já tinha sido feito para termos um ponto de partida. E a partir desse levantamento, de informações, elaboramos a metodologia e desenvolvemos o trabalho. E foi concluído que o Wi-Fi, a radiação do Wi-Fi, interfere especificamente no crescimento das sementes de ervilha, retardando o crescimento”, explica.

Erik Kauan Faggion Da Silva, estava na época da experiência no 9º ano da EMTI São Roque e atualmente estuda na EEEM Mestre Santa Bárbara. Erik estava representando o grupo e ele comenta que foi um processo bastante grande. “Foi uma experiência nova. E estar aqui tenho um sentimento de bastante felicidade, nunca pensei que estaria aqui, tendo essa oportunidade e agradeço muito à escola ter proporcionado esse trabalho”, diz.

A diretora da EMTI São Roque, Andreza Peruzzo, destaca que estar na Fiema é uma oportunidade única. “Isso graças a pesquisa. Eu acredito que todo gestor deva sempre incentivar a pesquisa. Os professores, os alunos, estão aí; eles tem ideias borbulhando todos os dias”, fala.

A Secretária de Educação, Adriane Zorzi, ressalta sobre o acontecimento. “As possibilidades promovidas pela pesquisa estar presente na Fiema com um aluno da rede pública e o professor que desenvolve um trabalho diferenciado mostra que sim, que a educação pública pode fazer a diferença. A pesquisa faz com que a educação desenvolva um outro novo olhar que não é só o dos bancos escolares e sim de possibilidades de termos no futuro pessoas que possam descobrir de mudanças no mundo”, afirma.

Foto: Jose Martim Estefanon