Empreendedores do ramo na cidade compartilham suas histórias de superação e o desejo de abrir o próprio negócio

Em Bento Gonçalves, os trailers de lanche não são apenas uma opção rápida para quem busca uma refeição, são empreendimentos com histórias de coragem, persistência e paixão pelo que se faz.

Com empreendedores vindos de várias regiões, estes estabelecimentos representam a união entre o desejo de mudança e o orgulho em servir bons lanches. De gaúchos das fronteiras para jovens locais, cada trailer tem um passado que sustenta o presente, sendo locais de encontro e inovação.

Desejo de abrir o próprio negócio

Para Felipe Roberto Conte dos Santos, empreender foi um sonho concretizado depois de 17 anos como supervisor na empresa Rinaldi. Natural de Tenente Portela, ele chegou a Bento Gonçalves em 2004, e o desejo de abrir seu próprio negócio na área da alimentação nunca saiu de sua mente. Finalmente, em novembro de 2022, nasceu o seu estabelecimento, trazendo uma combinação de lanches como xis, cachorro-quente e porções de fritas, acompanhados de um toque acolhedor e familiar. “Sempre foi o meu desejo trabalhar nesse ramo, estou a cada dia evoluindo mais, tentando aprender coisas novas, ir se adaptando ao mercado, sempre tentando entregar o melhor para os nossos clientes”, aponta.

Felipe dos Santos largou o cargo de supervisor em uma empresa para empreender no ramo alimentício. Foto: Cassiano Battisti

Ele complementa sobre a vontade de empreender. “Foi sempre o meu desejo ser dono do meu próprio negócio, e pesquisando o ramo da alimentação, vi que sempre tem mercado para todos, e também sempre gostei dessa área”, afirma.

O estabelecimento começou como um trailer com delivery, mas a adaptação rápida dos proprietários levou à abertura da sala para as pessoas comerem no local. “Junto com o salão, no 2° piso também optamos por colocar o espaço kids, então foram muitas ideias surgindo e dando super certo”, relata.

Um sonho que se tornou realidade

Luis Airton Soares Corrêa, natural de Quaraí, também encontrou em Bento Gonçalves o cenário ideal para realizar seu sonho de colocar um trailer de lanches. “Trabalhei 10 anos na empresa Isabela, para juntar dinheiro, porque tinha o sonho de botar meu negócio. Começamos eu e minha irmã, que ajuda até hoje. No início, as vendas eram escassas – apenas dois ou três lanches por dia. Mas com o passar do tempo e muito esforço, o negócio começou a ganhar impulso. Depois de um mês, passamos a vender 15 lanches por dia”, revela.

Durante a pandemia, Luis se adaptou à situação, entregando lanches de moto enquanto sua esposa cuidava da cozinha. Hoje, com cinco funcionários em dias comuns e oito aos finais de semana, o trailer vende cerca de 100 lanches por dia, chegando a 500 nos finais de semana.

A maioria dos trailers em Bento servem hambúrgueres e lanches no geral

Uma criação famosa do estabelecimento é o “Cestão de Batata”, que atrai clientes de toda a região. “Acredito que consegui contar um pouco da história do trailer”, diz Luis, orgulhoso de como seu sonho de empreender se tornou realidade.

Recomeço

Nelson Kunz, natural de Cotiporã e que vive há mais de quatro décadas em Bento Gonçalves, decidiu voltar ao ramo dos lanches, depois de muito tempo. “Comecei a trabalhar com no ramo com 12 anos, depois mudei de profissão. Trabalhei na Fasolo e na Obispa. Resolvi voltar a fazer o que realmente gosto, e hoje, conto com a parceria do meu filho Gabriel, que é meu braço direito”, relata Kunz.

A experiência e o amor pela cozinha levaram Kunz e seu filho a construir uma parceria sólida. Hoje, a clientela vem crescendo, conforme conta. “Graças a Deus, desde que começamos de novo, o movimento vem aumentando todo mês, conforme o pessoal vai conhecendo nossos lanches e nos ajudando a divulgar”, comenta.

Com opções de cachorro-quente, xis e batata frita, o trailer localizado na rua Alvi Azul, 375, é hoje um destino querido por muitos clientes antigos. Muitos conseguiram comprar nos tempos do Dog Maluco, o trailer anterior de Kunz, que operou em frente à UPA do Botafogo por 11 anos. “Tenho muitos clientes que compram conosco há mais de 10 anos”, revela.

Trabalho em família

Uma característica que marca os trailers de lanche em Bento Gonçalves é o trabalho em família. No espaço, localizado na rua Sete de Setembro, 561, isso não é diferente. Lindomar Souza de Moura e o filho Luis Fernando Trevisan transformaram um pequeno trailer em um espaço físico para receber diversos clientes.

A história por trás do seu negócio é marcada por superação: quando a mãe de Trevisan perdeu a visão, Moura, carreteiro de profissão, precisou abandonar as viagens para cuidar da família. “Ele teve que parar de viajar para ficar em casa com os filhos. Meu pai tinha um amigo, que viajava junto com ele, que tinha um pouco de experiência nessa área, que tinha um trailer aqui em Bento. Fomos lá uma noite e aprendemos com ele, compramos um trailer e resolvemos encarar”, conta o filho do dono do empreendimento.

Com o incentivo do rapaz, que sempre trabalhou na cozinha, o pai embarcou nessa nova empreitada. “Sempre trabalhei com cozinha, desde os 13. Incentivei ele a abrir e ele acabou aceitando, acabamos encarando junto”, ressalta.

Iniciado em um simples trailer preto em 2021, o estabelecimento passou por uma grande evolução estrutural e de cardápio. De apenas lanches básicos como xis e batata frita, o local passou a servir prato feito no almoço, um marco importante para o empreendimento. Trevisan, agora, com 18 anos, contribui com sua juventude, unindo-se ao pai para criar um ambiente acolhedor e familiar. “Começamos num simples trailerzinho e hoje, já temos uma cozinha de inox, um deck, e atendemos nossos clientes com mais conforto e qualidade”, destaca.

A história desses empreendedores revela o potencial transformador da determinação e da paixão. Muitos vieram de outras cidades, trouxeram influências de suas terras natais e, com trabalho árduo, superaram os desafios.