Faleceu na noite da terça-feira, 17 de março, o advogado Ulysses Vicente Tomasini, de 77 anos. A morte aconteceu em sua residência, após ele sofrer um mal-súbito. Seu corpo foi cremado na quarta-feira, 18, em Caxias do Sul.
Tomasini foi considerado uma referência pessoal, profissional e política por todos os que o conheciam. Foi presidente do Esportivo em 1975 e funcionário da antiga empresa Dreher S.A., onde foi apelidado de “Amigo dos Produtores”. Ele era encarregado de receber e negociar com os produtores de uva e, na época, tornou-se muito próximo de todos, devido ao seu jeito simples e sempre disposto a ouvir o que os moradores do interior tinham a dizer. Graças ao bom relacionamento com clientes e fornecedores da Dreher, Tomasini foi conduzido à política pelo empresário Carlos Reno Dreher. Integrou o extinto partido da Aliança Renovadora Nacional (Arena), sendo considerado uma peça importante no cenário político nos anos 60 e 70, época em que foi eleito vereador, por duas legislaturas, além de ter concorrido a prefeito em 1972.

Segundo o advogado e amigo, Carlos Perizzolo, Tomasin foi um político astuto e muito posicionado. “Ele era um opositor temido pelos prefeitos. Suas críticas eram bem fundamentadas, além de ser muito difícil fazê-lo mudar de ideia”, destaca. Ele lembra que Tomasini foi um dos responsáveis pelo asfaltamento da estrada entre Bento Gonçalves e São Vendelino, após um embate histórico com o então governador Walter Perachi Barcelos, no início dos anos 70.

Como advogado, Ulysses Tomasini teve uma carreira brilhante, sendo considerado por seus colegas um profissional diferenciado. Foi presidente da Subseção da OAB de Bento Gonçalves entre os anos de 1981 e 1983. Admirador de Tomasini, o advogado Nelso Molon revela que ia entregar uva com seu pai e ficava encantado com a cordialidade e o jeito de receber as pessoas do então funcionário da Dreher. Passados vários anos, voltou a reencontrar Tomasini, já como advogado, a quem considera uma referência no meio jurídico. “Ele foi um ícone da advocacia, pois atuava em todas as áreas”, revela Molon.

Durante quatro décadas, atuou como advogado da Bento Transportes onde, segundo o proprietário Jatir Toniolo, era como se fosse uma pessoa da família. “O Tomasini cresceu junto com a nossa empresa. Tínhamos uma amizade fraterna. Ele era daquelas pessoas que deviam permanecer entre nós por muito tempo”, destaca Toniolo.

Neto exalta trajetória

A morte de Ulysses Tomasini pegou de surpresa familiares e amigos do advogado. Na família, era considerado um homem que tinha seus princípios baseados no respeito e no conhecimento. De acordo com o neto e afilhado, Eduardo Tomasini Nunes, o avô era apaixonado pela leitura. Ele lembra que desde pequeno foi incentivado por ele a ler livros de diversas áreas, para que tivesse um conhecimento amplo das coisas do mundo.