Nesta terça-feira, 11 de janeiro, o governo do Estado, através do Gabinete de Crise, decidiu emitir Avisos para todas 21 regiões Covid do Rio Grande do Sul, pela segunda semana consecutiva. A decisão foi feita com base nos indicadores do Sistema 3As de Monitoramento, que o governo utiliza para monitorar a pandemia.

Para tentar frear o cenário de aumento no número de casos de Covid-19, o Estado fará uma reunião na quinta-feira, 13 de janeiro, às 14h30min, com as regiões. O encontro funcionará como um passo prévio à possível emissão de Alerta, que é um grau maior de notificação.

A preocupação do governo vem da média semanal de casos confirmados com a doença, que cresceu quatro vezes, passando de 62,2 para 278,8. Também existe um aumento de internações em leitos clínicos, ainda que em menor proporção aos casos existentes. Pelo estado, atualmente, há 591 leitos clínicos ocupados por pacientes com confirmação ou suspeita da Covid-19.

A ida ao Litoral Norte por grande parte dos gaúchos também influenciou no aumento de infecções. Em Capão da Canoa, os registros atuais se aproximam do pior período da pandemia, apresentando tendência de crescimento. Na última semana, foram 603,7 casos confirmados por 100 mil habitantes, taxa muito próxima à mais alta apresentada pela região em toda a série, que foi 679,2, em março de 2021.