Uma atividade neste sábado, 27, tendo por local a Via Del Vino, em Bento Gonçalves, vai oferecer, gratuitamente, testes rápidos para detecção de hepatites virais. A Unidade Móvel da Secretaria Municipal da Saúde e a equipe SAE/CTA em parceria com o Rotary, vão estar na área central da cidade das 8h às 14h, realizando os procedimentos. Os testes são sigilosos e necessitam a apresentação do Cartão SUS e carteira de identidade.

Considerada uma “doença silenciosa”, muitos casos acabam sendo diagnosticados ao acaso. De acordo com levantamento do SAE/CTA, na região, a Hepatite B é endêmica, tendo maior incidência que as outras hepatites, por isso a importância da prevenção, assim como a investigação. A hepatite é a inflamação do fígado podendo ser causada por vírus, uso de alguns remédios, álcool e outras drogas. A doença nem sempre apresenta sintomas, mas quando aparece podem ser identificados: cansaço, febre, mal-estar, tontura, enjoo, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras.

De acordo com a equipe de saúde, a transmissão das hepatites B e C podem ocorrer após relações sexuais sem o uso do preservativo, durante a gestão ou parto, no compartilhamento de material de higiene pessoal, onde há acúmulo de sangue.

Já a cirrose hepática, outro tipo da doença, é a principal indicação de transplante de fígado (70 – 90% desses transplantados). Cerca de 20 a 50% dos casos de cirrose são conseqüência das Hepatites B e C. Sendo que, a Hepatite C é a primeira causa de transplante de fígado no mundo. A evolução das hepatites até a doença cirrose pode levar de 20 a 30 anos da doença.

Para acrescentar, a transmissão da Hepatite A é oral-fecal, através de alimentos e água contendo fezes de indivíduos infectados com a doença. A prevenção se dá, através da lavagem das mãos, higienização correta dos alimentos ingeridos crus e, também, pela vacinação (crianças com um ano de idade – conforme calendário vacinal).

Fonte: Redação e Assessoria de Comunicação Social
Foto: Franciele Gonçalves