O mês de novembro é dedicado ao diagnóstico inicial e tratamento do câncer de próstata em todo o mundo. Para isso, uma série de ações e atividades alusivas a data estão sendo realizadas apara mobilizar e sensibilizar homens, acima de 40 anos, sobre a importância do exame preventivo. Em Bento Gonçalves, durante todo o mês, a Secretaria da Saúde vai realizar diversos atendimentos em suas unidades básicas de saúde. No bairro Zatt, por exmeplo, serão disponibilizados os chamados testes rápidos para detecção da doença. Na área central e nos demais bairros, as equipes devem comparecer para realizar ações orientativas.

De acordo com a SMS, no bairro Zatt, os homens poderão realizar o chamado exame de sangue por Antígeno Prostático Específico (PSA) ou pelo exame de toque. De acordo com estudos mais recentes, 95% dos casos de câncer de próstata são descobertos em fase avançada, dificultando as chances de cura.

Conforme a enfermeira e coordenadora do Programa de Saúde do Homem, Evelise Bender, além de buscar atendimento preventivo, homens devem redobrar a atenção em seus estilos de vida, principalmente na alimentação e nas rotinas de saúde. “É fundamental o chamamento massivo dos homens com atenção especial para cuidados com sua saúde de forma geral, em relação aos cânceres, especialmente de próstata, cavidade oral e digestiva, prevenção à doenças cardiovasculares, ao uso de álcool e outras drogas, incluindo tabagismo, além da prevenção ao suicídio”, explica.

No Brasil, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que 65,8 mil homens devam ser diagnosticados com câncer de próstata neste ano. Ou seja, a cada hora, sete brasileiros recebem o diagnóstico da doença que ocupa a primeira posição no Brasil e atinge principalmente, homens a partir dos 45 anos.

Conforme dados do Inca, em 2019, o câncer de próstata foi o tipo de câncer mais comum no Brasil e o segundo em óbitos no Rio Grande do Sul.