Auxiliar os animaizinhos de estimação a terem uma vida melhor é um desafio constante das clínicas veterinárias. A Saúde Animal conta com uma novidade que auxilia na redução de medicamentos e o tratamento correto de alergias: trata-se do teste intradérmico e a imunoterapia.

De acordo com a médica veterinária Gabriela Cousandier, alguns animais têm alergias a Alergenos Ambientais, chamada de dermatite atópica, muito comum nos cães, especialmente na raça shitzu. “Eles se coçam por causa dos alérgenos que estão no ar. Poeira intradomiciliar, ácaros, pólen das plantas, fungos são alguns dos causadores da dermatite atópica que, por mais que se mantenha o ambiente limpo, é difícil controlar. Esta época piora pela presença da umidade e do calor e também do surgimento das pulgas, que se proliferam”, comenta.

Ela ainda lembra que o teste serve para identificar qual a causa da alergia nos bichinhos de estimação. “Identifica quais são os ácaros e os fungos que causam esta coceira. Se após a coleta e análise do material o resultado for positivo para um ou mais tipos de alérgenos, uma vacina é feita para combater, a qual chamamos de imunoterapia, para que o animal se adapte e alivie os sintomas. Desta forma reduzimos a quantidade de remédios e corticoides que os animais usam, diminuindo desta forma as crises”, lembra.

O tratamento também varia de animal para animal e não existe contraindicação para que o exame possa ser feito. “Existem outros tipos de exames, como o sorológico, mas com o teste intradérmico, onde são aplicadas várias injeções na pele do animal, no espaço intradérmico, medimos as reações e vemos o que dá positivo para providenciarmos a imunoterapia. Em alguns casos os animais chegam à cura, em outros somente se consegue diminuir a quantidade de medicação”, finaliza.