A procura por vagas de trabalho entre idosos voltou a crescer, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio (Pnad), do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgada em fevereiro desse ano. No Brasil, a participação de pessoas com 60 anos ou mais, consideradas idosas pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para países em desenvolvimento, passou de 15,9% para 18% desde o início do cálculo da série (1º trimestre de 2012). Já na região Sul, os números ficaram pouco acima da média nacional, 19,7%. Em Bento Gonçalves, 16% dos trabalhadores ativos no mercado de trabalho são idosos.

Segundo o coordenador da Fundação Gaúcha do Trabalho Social (FGTAS/Sine), agência de Bento Gonçalves, Alexandre Maso, entre os principais motivos para seguirem na ativa, é a complementação da renda. Conforme o IBGE, cerca de 60% deles são os principais responsáveis pelo sustento da família. No entanto, há os que se aposentam, mas continuam trabalhando porque querem usar o salário como renda extra.  Maso destaca que a busca de emprego por pessoas acima dos 60 anos em Bento Gonçalves é pequena, se comparado às demais faixas etárias. Setores como o de produção, motorista e auxiliar de limpeza são as mais procuradas.

Comércio exigente

De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Marcos Carbone, um dos fatores que dificultam a contratação de idosos é o rigor para ocupar o cargo. Em muitos casos, mesmo possuindo vasta experiência, os candidatos nem sempre apresentam as qualificações técnicas exigidas para diversas vagas no comércio.

“Os lojistas procuram profissionais efetivamente aptos a atender as necessidades de seus estabelecimentos. Então, o fator determinante para a contratação ou não de um candidato é seu grau de preparo e qualificação, em detrimento a qualquer seleção por faixa etária”, afirma.

Perspectivas

Segundo o IBGE, em 40 anos, a população idosa vai triplicar no Brasil e passará a ter cercade 66,5 milhões de pessoas. com mais de 60 anos.

Dados da pesquisa mostram que com as possíveis reformas Trabalhista e da Previdência, o número de trabalhadores com mais de 60 anos automaticamente irá aumentar, ou de pessoas nessa faixa à procura de emprego e, por isso, empregadores vão precisar adaptar-se à nova realidade para enfrentar essa questão que bate à porta, caso sejam aprovadas e sancionadas pelo governo.