O forte temporal que atingiu Bento Gonçalves na noite de terça-feira, 30 e na madrugada desta quarta, 31, causou diversos estragos e prejuízos na área rural e em bairros do município. Produtores estimam que em algumas propriedades os estragos nas produções comprometam 60% do total plantado.

Os principais locais atingidos foram no distrito de Tuiuty, comunidade de São Valentim, Faria Lemos, na Linha Paulina e no Vale Aurora, onde três postes caíram próximo da igreja da comunidade, afetando o abastecimento de energia elétrica. No Vale dos Vinhedos, a falta de energia também afeta moradores da Linha 15 da Graciema.

De acordo com a Defesa Civil do município, as chuvas também causaram estragos na zona urbana da cidade. Além do alagamento no Centro de Referência Materno Infantil, que suspendeu as atividades nesta quarta-feira, a entrada de água em residências foi registrada também no bairro Cohab.

BR-470

Outro ponto atingido pela chuva foi a BR-470, onde houve queda de árvores e deslizamentos de barreiras que acabaram prejudicando o tráfego de veículos. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) trabalhou durante a madrugada para liberar as pistas no sentido Carlos Barbosa/São Vendelino. Além da PRF, Corpo de Bombeiros de Bento Gonçalves e Veranópolis auxiliaram na retirada de árvores e pedras.

A PRF pede aos condutores de veículos que mantenham a cautela ao utilizarem a rodovia, pois ainda há riscos de deslizamentos e grande quantidade de água na pista.

Instabilidade deve permanecer nesta quarta

A previsão do tempo aponta para esta quarta-feira, continuidade da chuva, ao menos em parte do dia, na maioria das regiões. Na região da Serra Gaúcha, áreas de instabilidade avançam desde a madrugada. Rajadas de vento e granizo não são descartados. A temperatura pode variar de 17° e 21°.

Foto: Reprodução