Ao mesmo tempo em que representa um período de diversão para as famílias, o verão é a época em que aumenta o risco de contágio por uma doença preocupante no Brasil: a dengue, cujo vírus é transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. É na temporada de calor que os focos deste vetor se proliferam, aproveitando-se de locais em que haja acumulo de água parada e limpa, e ampliando os casos de contaminação. Somente em 2016, segundo dados do Boletim Epidemiológico do Ministério da Saúde, foram contabilizados quase 1,5 milhão de casos no país, sendo mais de 73 mil na região Sul. No mesmo período, ocorreram ao menos 609 óbitos pela doença no território brasileiro.

Anualmente, por meio de campanhas dos órgãos de saúde, é reforçada a importância dos cuidados para prevenir a expansão da doença (confira as orientações abaixo). São atitudes fundamentais para evitar que os mais variados ambientes – residenciais, corporativos e escolares, por exemplo – se tornem alvo do mosquito transmissor.

Em adição a esses cuidados, outra forma de se precaver da doença é por meio da vacina contra a dengue, que já está disponível na rede privada. Em Bento Gonçalves, a imunização está disponível na Clínica Vaccinare. “Sem dúvida a vacina é uma segurança extra tanto para quem viaja a locais onde os casos de dengue têm sido mais frequentes nos últimos anos como para quem permanece na região. O verão é sempre um período de alerta, pelo aumento da incidência da doença, e nós estamos preparados para garantir esse diferencial à população”, destaca o diretor da Vaccinare, Diego Sopelsa.

A Vaccinare dispõe de todas as vacinas recomendadas no calendário da Sociedade Brasileira de Imunizações (Sbim), abrangendo todas as faixas etárias e também atividades profissionais que exponham trabalhadores a eventuais riscos. Entre os demais serviços oferecidos, estão o Teste do Pezinho, de DNA, E.N.L.A, a colocação de brincos, orientações sobre doenças, vacinação a domicílio e em empresas, e palestras in company. A clínica está localizada na rua 13 de Maio, 581, sala 113. O telefone para informações e agendamentos é o (54) 3451-6100. Mais informações no site www.vaccinare.com

Dicas para evitar a proliferação do mosquito transmissor da dengue

– Mantenha a caixa d’água sempre fechada, com tampa. O mesmo vale para tonéis e barris;
– Remova galhos, folhas e outros detritos que possam impedir a água de escorrer pelas calhas;
– Não deixe a água da chuva acumular sobre lajes;
– Encha de areia os pratinhos dos vasos de plantas;
– No caso de plantas aquáticas, troque a água e lave o vaso por dentro, com escova, água e sabão, pelo menos uma vez por semana;
– Armazene garrafas sempre de cabeça para baixo;
– Descarte adequadamente os pneus velhos ou mantenha-os em local seco e coberto;
– Deposite o lixo em sacos plásticos, de preferência em lixeiras fechadas.

Leia mais na edição impressa do Jornal Semanário.