Os taxistas de Bento Gonçalves se reuniram na Via Del Vino na manhã de quinta-feira, 13, para protestar contra o funcionamento do aplicativo Uber em Bento Gonçalves. Mais de trinta carros foram estacionados próximo à Prefeitura, enquanto os motoristas se reuniam para unir forças e pedir uma audiência com o Prefeito Guilherme Pasin para que regulamentações sejam tomadas em relação ao funcionamento do aplicativo na cidade.

Segundo a representante do Conselho Fiscal do Sindicato de Táxias, mais conhecida como Alice do Taxi, os taxistas pedem o cancelamento do aplicativo até que eles sejam regulamentados e paguem os impostos e as taxas que são cobradas da categoria. “Precisamos de igualdade, pois o que eles estão fazendo é, além de ilegal, injusto. Quando fazem corrida pelo aplicativo, entregam um cartão particular para começar a fazer os serviços por fora, o que significa que são táxis piratas”, comenta Alice.

Um dos motoristas que esteve presente no protesto e que conversou com os internautas do Semanário em transmissão ao vivo pela rede social Facebook, também conhecido como Fábio do Táxi, garante que os motoristas do Uber estão estacionando os carros nos pontos de táxis de Bento. “Eu trabalho na rodoviária e eles chegam e estacionam atrás de nós, como se estivessem esperando corrida. Isso é injusto, pois eles não tem ponto fixo e não podem ocupar o nosso espaço. É preciso regulamentar esse serviço, principalmente porque a Prefeitura não pode fiscalizar o Uber, já os táxis precisam estar sempre em dia com os documentos, carro e motorista”, salienta.

Audiência com Prefeito

O Secretário de Mobilidade Urbana, Amarildo Lucatelli, esteve no local e conversou com os manifestantes. Ele garantiu que a prefeitura já está na fase de montagem de um projeto para regulamentar o Uber na cidade. Apesar da informação, ele ainda não quis dar detalhes sobre as tratativas, mas informou que tem conversado com os taxistas sobre o caso.
O secretário aproveitou a oportunidade e acertou audiência com o prefeito Guilherme Pasin para terça-feira, 18 de julho, às 9h. Estarão presentes na reunião sete taxistas que farão parte de uma comissão, o procurador do município Sidgrei Spassini, além de Lucatelli e Pasin. 

Os taxistas garantiram que, caso a regulamentação não seja feita em poucos meses, eles irão novamente às ruas, principalmente porque, segundo Alice, o lucro deles já baixou em 70%. “Quando estava ocorrendo a ExpoBento na cidade, vinham taxistas de Caxias do Sul e Porto Alegre pra cá porque a demanda era muito alta. Isso significa que estávamos concorrendo com mais de cinco carros somente de aplicativo”, finaliza a representante do Conselho.