A taxa que mede o desemprego no Brasil apresentou queda e chegou a 12,6% no terceiro trimestre do ano, conforme aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A informação foi divulgada nesta terça-feira, 30, e mostra que 13,5 milhões de pessoas no país ainda carecem de trabalho. Os dados integram a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad).

Desde abril de 2020, essa é a primeira vez em que a taxa de desemprego fica abaixo de 13%. No último levantamento, em agosto, a taxa de desocupação estava em 13,1%, o que representava 13,9 milhões de pessoas desempregadas. No segundo trimestre do ano, este índice chegada a 14,2%, ou seja, houve redução de 1,6 ponto percentual.

Apesar da redução nos índices de desemprego, o número de pessoas ocupadas, ou seja, que possuem algum vínculo empregatício chegou a 93 milhões. O número é maior do que o registrado anteriormente (cerca de 90 milhões). No entanto, o rendimento do brasileiro não apresentou melhora. Segundo o levantamento do IBGE, o rendimento real habitual do trabalhador brasileiro ficou em R$ 2.459, o que representa uma queda de 4%, em relação ao trimestre anterior e uma queda ainda maior, que chega a 11,1%, na comparação com o mesmo período do ano passado.