Na Constituição de 1988, o artigo 225 estabelece que “todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, sendo bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações.” Ciente desse compromisso, o Hospital Tacchini possui há alguns anos a sua Estação de Tratamento de Efluentes (ETE) capaz de devolver ao meio ambiente e à rede pública cerca de 175 m³ de efluentes tratados diariamente, ou seja, 175 mil litros que são canalizados e deságuam no arroio Burati. O Hospital Tacchini é um dos únicos no Estado a ter uma ETE devidamente licenciada pela Fundação Estadual de Proteção Ambiental, a Fepam, sendo pioneiro nesta ação. Desta forma, a obtenção da licença premia a instituição, sendo resultado de um trabalho bem planejado e eficiente. É, também, sinal do cumprimento das exigências contidas em lei e, para isso, o Tacchini realiza a plena gestão e gerenciamento dos resíduos e efluentes gerados nos processos.
A licença ambiental obtida pelo Hospital Tacchini foi emitida em outubro de 2015 e é válida por quatro anos.
Demais resíduos – Poucos sabem ou imaginam, mas é importante destacar que a legislação prevê uma série de normas e, consequentemente, multas a todos os empreendimentos classificados como potencial gerador de impacto ambiental. No caso do Hospital Tacchini, além do tratamento de efluentes, há ainda a correta gestão e gerenciamento dos resíduos biológicos, químicos, orgânicos e recicláveis.
Resíduos Biológicos – Este grupo é formado por materiais infectantes e perfurocortantes e apresenta risco devido à presença de agentes biológicos. Nele estão tecidos, órgãos humanos, além de excreções e secreções, bem como gases, restos de curativos, perfurocortantes e resíduos dos mais diferentes tipos. No Tacchini, todos os meses são recolhidos, em média, 46 mil litros destes resíduos.
Resíduos Químicos – todos os meses, o Hospital Tacchini gera em torno de 20m³ de resíduos químicos, formado por ampolas, remédios e medicamentos vencidos, entre outros; Assim como os resíduos biológicos, também os resíduos químicos são enviados para empresas habilitadas pela Fepam.
Resíduos Orgânicos – Nele estão todos os resíduos que não apresentam risco à saúde ou ao meio ambiente. Semelhante ao material descartado em nossas casas, nele estão papel, peças descartáveis de vestuário, resto alimentar de pacientes e de refeitórios e resíduos provenientes das áreas administrativas e de varrição, flores, podas de jardins. Todos os meses o Hospital Tacchini gera em torno de 3,5 toneladas de resíduo orgânico.
Resíduos Recicláveis – Este sim é idêntico ao que geramos no nosso dia a dia e que muitas pessoas já se habituaram a fazer a separação do lixo em sua casa. Todos os meses o Hospital Tacchini gera uma média de 6 toneladas destes produtos, com destaque para plástico e papelão, além de papéis, entre outros.