O empresário Ricardo Milani, sócio diretor da empresa Solluce Equipamentos de Energia Solar, esteve presente na “SOLAREXPO”, a Feira mundial de Energia Solar e fontes alternativas de geração de energia verde. O evento foi realizado nos pavilhões da feira RHO em Milão. No encontro foram lançados novos produtos com redução de 20% no custo de instalação, em comparação com valores do ano passado e produtividade dos painéis com rendimento superior em até 12%.

Esta nova energia renovável que está sendo implantada nos países desenvolvidos, em breve deverá ter o seu uso incentivado aqui no Brasil. De acordo com Ricardo Milani, os painéis solares são a cada dia mais potentes, ao mesmo tempo que seu custo vem decaindo. Isso torna cada vez mais a energia solar uma solução economicamente viável. “A energia solar é excelente em lugares remotos ou de difícil acesso, pois sua instalação em pequena escala não obriga a enormes investimentos em linhas de transmissão. Em países tropicais, como o Brasil, a utilização da energia solar é viável em praticamente todo o território, e, em locais longe dos centros de produção energética, sua utilização ajuda a diminuir a demanda energética”. Milani ainda complementa, “o desenvolvimento de tecnologias de fontes energia solar acessíveis, inesgotáveis e limpas terá enormes benefícios a longo prazo. Ele vai aumentar a segurança energética dos países através da dependência de um recurso , inesgotável e independente de importação, o que aumentará a sustentabilidade, reduzirá a poluição, reduzirá os custos de mitigação das mudanças climáticas e manterá os preços dos combustíveis fósseis mais baixos”.
Utilizando esse processo, as vantagens globais são muitas. Sendo assim, Milani comenta que os custos adicionais dos incentivos para a implantação dessa tecnologia devem ser considerados investimentos em aprendizagem, que deve ser gastos com sabedoria e precisam ser amplamente compartilhados.

Milani também explica sobre o investimento em energia solar. “Os reajustes de energia nunca são inferiores a 10% e, como o prazo é muito longo, no quinto ano após sucessivos aumentos de energia, a gente já prevê que a prestação vai ser menor do que o valor da tarifa. Um novo financiamento para os sistemas também poderá surgir na próxima semana. Estará em discussão uma possível entrada da Caixa Econômica Federal como agente, atuando através do cartão Construcard pelo prazo de 96 meses”.

Além da facilidade e do preço baixo, diversos empregos podem ser criados na área. “Hoje, a energia solar é cada vez mais barata e mais fácil de usar. Como cada vez mais indústrias, comércio e lares optam por essa fonte limpa de energia, os preços baixam cada vez mais, e grande a expectativa de criação de milhares de empregos nesta área”.

No Brasil, assim como nos outros países emergentes, a questão do desenvolvimento sustentável tem caminhado de forma lenta. Embora haja um despertar da consciência ambiental no país, muitas empresas ainda buscam somente o lucro, deixando de lado as questões ambientais e sociais. Ainda é grande no Brasil o desmatamento de florestas e uso de combustíveis fósseis.

Interessados também podem instalar um sistema fotovoltaico em sua casa, basta entra em contato através do [email protected] e solicitar um orçamento. A Solluce equipamentos de energia solar realiza análise do melhor local para a instalação e para o melhor rendimento, além de realizar o estudo de viabilidade econômica do sistema em produção.