Cortar o refrigerante do cardápio é uma das primeiras medidas tomadas por pessoas que querem emagrecer. E a maioria delas adere a uma dica simples para isso: substitui o copo de refrigerante por suco de frutas.

Parece saudável, não é mesmo? Porém, vale destacar que, ao falar de sucos de frutas, devem ser considerados tanto aqueles que são naturais, como as opções industrializadas.

Os sucos de caixinha são tão prejudiciais quanto um refrigerante?

O título “suco de fruta”, inevitavelmente, remete à ideia de uma opção de bebida natural. Porém, quando o assunto são os produtos industrializados, isso não é válido.

A maioria dos sucos de caixinha encontrados no mercado não é indicado para o consumo. Eles contêm uma grande quantidade de açúcar, ou adoçantes nas versões light e diet, e aditivos químicos (corantes, aromatizantes, acidulantes), que estressam o organismo e levam ao acúmulo de toxinas, atrapalhando o seu funcionamento.

O ideal é sempre analisar o rótulo e verificar os ingredientes do produto. O primeiro ingrediente da lista é sempre o que está em maior quantidade.

Suco de frutas natural pode substituir o refrigerante?

Os sucos naturais de frutas são opções mais saudáveis quando comparados aos refrigerantes. Independentemente do valor calórico da bebida, o suco é a melhor opção.

Porém, não é porque um alimento ou uma bebida é saudável que deva ser consumido em excesso. Até mesmo os sucos preparados com a fruta, e sem açúcar, devem ser tomados moderadamente.

Em relação ao tipo de fruta escolhida para fazer o suco, o que deve ser observado é a quantidade de fruta utilizada para fazer um copo. O ideal é uma porção da fruta em questão e diluir o suco com um pouco de água. Outro cuidado importante é não coar a bebida, para manter a quantidade de fibras.

Os sucos de frutas, apesar de fornecerem diversos benefícios para a saúde, contêm frutose (açúcar da fruta). “A frutose é metabolizada de forma rápida pelo organismo, liberando glicose rapidamente na corrente sanguínea, além de muitas vezes contribuir para o armazenamento de gordura, principalmente na região abdominal.

Uma forma de tornar o suco mais saudável e reduzir a velocidade com que a glicose entra na corrente sanguínea é inserir um pouco de fibra na bebida. Pode ser colocada uma colher de sopa de farinha de linhaça, de farinha de banana verde, de semente ou de farinha de chia. Dessa forma, controlamos o índice glicêmico do suco, favorecendo seu consumo para diabéticos.

Os sucos de frutas também contêm calorias e o consumo não deve exceder três copos ao dia. Eles também não devem substituir a ingestão diária de água.

A fruta X suco de frutas

Mas será que os benefícios que um suco de frutas oferece ao organismo são os mesmos fornecidos pela fruta natural?
Os sucos oferecem algumas vantagens: têm a capacidade de acelerar o metabolismo; são ótimas fonte de energia; auxiliam no controle da temperatura corporal; melhoram o processo digestivo; auxiliam no bom funcionamento dos rins e mantêm a pele saudável e hidratada.

As polpas de frutas são uma opção saudável?

Depois do suco natural, a polpa é a melhor opção. Porém, sempre verifique na embalagem se o produto contém apenas a fruta congelada, sem aditivos químicos.

Outra dica da nutricionista é comprar as frutas e fazer as próprias polpas em casa.

Fonte: dicasdemulher.com.br