Tema controverso, palpitante, atual e necessário.

Para início de leitura. Não existe sucessão familiar. Existe sim sucessão empresarial, pois as Empresas possuem CNPJ., formado por no mínimo dois CPFs. Pode ser Marido e Mulher, pais e filhos, irmãos, cunhados, etc… Porém todos formam um CNPJ. Quando surge a necessidade da sucessão, precisamos suceder o comando de um CNPJ., de uma empresa, não de uma família, portanto o termo SUCESSÃO FAMILIAR não é correto. Existe a sucessão empresarial, mesmo que ela se dê na Família.

Nossa empresa é uma família

Para o consultor Corbelini esta é uma empresa, fadada ao fracasso, pois é nas famílias onde ocorrem as intrigas, as brigas, a inveja, os ciúmes, as traições, as disputas pelo poder, as vaidades, a bola nas costas, etc…  Senhor empresário, você quer isto na sua Empresa? Porém você diz, estufando o peito. MINHA EMPRESA É UMA FAMÍLIA. Deve para o banco, deve impostos para o governo, negocia dívidas com os fornecedores, não recolhe o FGTS, não paga o INSS, etc… (O GOVERNO E O CULPADO). A rede globo em suas novelas escancara muito bem isto, porém a empresa é uma família. A Família sofre com isto e você!!!

 As empresas precisam ser uma equipe, onde todos possuem o mesmo objetivo. Fazer o gol, vencer, conquistar o título. Nas equipes não existe competição entre seus membros. Existe união, esforço coletivo, ajuda mútua, um cooperando com o outro, vibrando a cada conquista, comemorando as vitórias “objetivos alcançados’, usufruindo destas conquistas com a realização pessoal e profissional, proporcionando a suas famílias o conforto que merecem, fruto de nossa competência e espírito de equipe.

Sucessores & herdeiros

Pais inteligentes, devem formar SUCESSORES e não HERDEIROS.

HERDEIROS pensam no curto prazo, são imediatistas, reclamam de tudo e de todos, querem tudo rápido e pronto, são imaturos e orgulhosos.  Herdeiros vivem na sombra de seus pais.

SUCESSORES pensam a médio e longo prazo, se curvam em agradecimentos, constroem seus legados, elaboram suas experiências, pois sabem que a vida é um contrato de risco, onde as cláusulas mais importantes não estão definidas e precisam ser construídas e praticadas.

Para formar mentes brilhantes e sucessores os PAIS devem falar aos seus filhos de suas lágrimas, de suas derrotas, dos dias mais difíceis e tristes de suas vidas, dos sonhos frustrados, para que os filhos se espelhem nos exemplos, e saibam que não há céus sem tempestades, caminhos sem acidentes e rosas sem espinhos. Também devem falar de suas conquistas, como foram conseguidas, mostrar quanta competência e quanto comprometimento foram necessários, para chegar a elas. Com isto os filhos, futuros sucessores tem a sua frente o ponto de referência, a experiência mostrando o caminho do sucesso e que escrevam os capítulos mais importantes de suas vidas, baseados em todos os exemplos deixados pelos seus Pais. Exemplos bons e de sucesso, porém também os exemplos difíceis e tristes, para que construam a realização pessoal e profissional seguindo os ensinamentos deixados pelos antecessores.