Dizem que cada um de nós é responsável pela própria saúde, sendo assim, caso você pense estar cada vez mais dependente de medicamentos, apesar de ver sua saúde piorar com o passar do tempo, convido-lhe a refletir sobre a qualidade da sua responsabilidade com a própria saúde …

À medida em que o conceito saúde se afasta do real conceito de saúde humana, mais ele se aproxima da doença, mais ele vê apenas o corpo biológico fragmentado em áreas de conhecimento (especialidades), negligenciando, talvez, o fato de que a soma dos órgãos não gera um ser humano, bem como o fato de não existir doença de um órgão apenas. Pode isto ser uma das causas dos números em saúde, no Brasil, serem tão ruins? Pode isto gerar maior gastos com doenças, maior consumo de medicamentos, exames, superlotar hospitais, enfim?

Se você pensa estar dependente de medicamentos, apesar de ver sua saúde piorar com o passar do tempo, eu lhe pergunto: Onde está a sua responsabilidade nisto? A fonte de informação que você está usando serve mais para a saúde humana ou para a “saúde corporativa e financeira”? Sabemos que medicamento pode ajudar a recuperar a saúde, porém você sabe que o conceito saúde é o bem estar biológico, psicológico, emocional, social, comportamental, enfim, todos, é claro, em estado de equilíbrio com o meio ambiente, sendo assim, podemos acreditar que o ator principal na recuperação e manutenção da saúde é o medicamento?

Sabemos que cada ser vivo é único, então porque as doenças são tratadas de maneira similar, ou seja, escolhendo o melhor medicamento para a doença? Silenciar sintomas pode ser considerado tratamento de doença, entretanto, reflita: – tratar doença não gera mais saúde, mas pode gerar mais doenças … Os fatores limitantes da doença são definidos pela doença ou pela interação do doente com a doença? Se concordas que é a interação do doente com a doença, fator limitante principal, você consegue acreditar ser a escolha do medicamento a parte mais importante em um tratamento de saúde? Sabendo toda a gama de efeitos colaterais dos medicamentos, pode acontecer de você estar usando medicamentos para combater efeito colateral de outro medicamento? Neste caso, onde está a responsabilidade sua em relação à sua saúde? Saibamos que terceirizar o próprio estado de saúde pode gerar riscos de mais doenças e maior dependência de medicamentos …

Saiba que gerar mais saúde não se resume a diagnosticar e tratar doença, pois você não é resultado da soma dos seus órgão, portanto saiba que “não existe doença” existe doente. Recuperar a saúde requer foco no doente, ser humano, dotado de muitas outras necessidades não presentes em máquinas … Para a sua saúde, busque mais informações referentes a Medicina Integrativa.