A Stara acredita que são as pessoas que fazem a diferença, e que tornam possível uma história de crescimento e sucesso. Situação esta que faz com que todos da Stara desenvolvam o compromisso com o meio ambiente dentro e fora da empresa, transformando a educação ambiental em constante evolução.

O setor de Meio Ambiente da Stara é supervisionado pelo gerente ambiental Derson André Gehlen, juntamente com onze colaboradores, que atuam nas diferentes frentes da empresa, desde o laboratorista químico Antônio Marques, a assistente administrativa Elisa Schuster, entre outros nas funções de operadores de empilhadeira, trator, máquinas de limpeza, recicladores e operador de ETE (Estação de Tratamento de Efluentes).

A Stara está sempre atenta a soluções inovadoras para eliminar ou minimizar os impactos ambientais gerados pelo crescimento da empresa, somada a muitas responsabilidades, normas e obrigações. “Acima de tudo, trabalhamos para fazer o que é certo”, destaca o gerente ambiental Derson André Gehlen.

Preocupada com a correta destinação dos resíduos, a Stara procurou conhecer a Fundação Proamb e decidiu por destinar para as unidades de aterro e coprocessamento. “Queremos trabalhar com segurança ambiental e a Proamb nos garante isso”, destaca Gehlen.

Engajados com a não geração de passivos ambientais, assim que a Proamb licenciou a planta para coprocessamento, a Stara iniciou a destinação de resíduos. “Hoje, vai para o aterro industrial somente os resíduos não recicláveis ou que não possuem poder calorífico para serem coprocessados. Queremos eliminar os passivos ambientais ao máximo e buscar a sustentabilidade do setor de Meio Ambiente”, planeja.

Na Stara, a coleta seletiva ocorre diariamente nos pontos diversos da fábrica e escritórios. “Nosso objetivo é a conscientização de classificação dos resíduos no gerador”, justifica o profissional. As lixeiras são específicas para cada resíduo apontado no Plano de Gerenciamento de Resíduos (PGRS). “Realizamos auditorias ambientais internas que nos auxiliam no cumprimento das obrigações ambientais de cada área, definindo ações e prioridades compartilhadas com o gerador da não-conformidade ambiental”, explica o gerente.